Centro de Educação das Relações Étnico Raciais – CERER

A Secretaria Municipal de Educação de Torres-RS (SME) instituiu um setor específico, denominado CENTRO DE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS – CERER, constituído de equipe técnica disponível, conforme lotação na secretaria e exercendo funções pedagógicas, com a atribuição de orientar, coordenar e controlar a educação das relações étnico-raciais e o ensino da história e cultura africana e indígena nas escolas municipais.

BASES LEGAIS

Clique nos links abaixo para visualizar a documentação:

AÇÕES:

• Assessoria e orientação a todas escolas componentes da rede;
  • Controle das atividades desenvolvidas nas instituições através do registro trimestral das escolas enviados ao centro;
  • Organização e realização de atividades de formação docente na área;
  • Projeto de integração literária;
  • Participação no início dos trabalhos de revisão e reorganização do Documento Orientador de Território do município.
  • Prover as escolas, seus professores e alunos de material bibliográfico e de outros materiais didáticos, além de acompanhar os trabalhos desenvolvidos;
  • Organizar formação continuadas de professores;
  • Providenciar, a partir da referência das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Resolução CNE/CP nº 001/2004 (Anexo 6):
    a) Inclusão, em documentos normativos e de planejamento dos estabelecimentos de ensino de todos os níveis – estatutos, regimentos, planos pedagógicos, planos de ensino.

Enfim, o centro objetiva desenvolver, não apenas uma alteração de técnicas ou recursos metodológicos, mas um trabalho progressivo, com respeito, confiança, valorização e de forma a instigar a construção de novos conhecimentos, contribuindo para a
preparação de cidadãos participativos, autônomos, críticos e reflexivos” (OSÓRIO, 2003, p.235).