Apresentação
Os educandos do Ensino Fundamental, segunda etapa da Educação Básica são crianças e adolescentes, em desenvolvimento, com interesses marcados pela etapa/faixa etária que encontram-se relacionados ao processo físico, emocional, social e cognitivo através de suas interações.
Somos seres históricos e sociais e nos constituímos através das relações, no meio em que vivemos. Assim, as transformações acontecem durante o percurso, modificando o meio e sua forma de organização de vida, perpassando por conflitos e transformações, proporcionando um novo olhar de mundo.
Por isso, no Ensino Fundamental do Município de Torres realiza-se diversas atividades com o propósito de despertar no educando um amplo desenvolvimento pessoal, social e cognitivo, gerando criatividade, curiosidade e instigando o processo de ensino aprendizagem. Dessa maneira, pretende-se potencializar o senso crítico e fundamentar uma atitude independente e responsável que contribua no desenvolvimento da compreensão do eu, do outro e da importância da vida coletiva.
Objetivo
Para este público, a LDB, no art. 32, determina como objetivo do Ensino Fundamental a formação do cidadão, mediante:
I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III – o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV – o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
MATRIZ CURRICULAR
ENSINO FUNDAMENTAL – 1° AO 5° ANO
Componente Curricular | ||
Base Nacional Comum Curricular | Parte Diversificada | Carga Horária/Hora aula |
Língua Portuguesa | 07h/a | |
Matemática | 06h/a | |
Ciências | 02h/a | |
Geografia | 02h/a | |
História | 02h/a | |
Arte | 02h/a | |
Educação Física | 02h/a | |
Ensino Religioso | 01h/a | |
Língua Estrangeira – Inglês | 01h/a | |
TOTAL DA CARGA HORÁRIA | 25h/a |
OBSERVAÇÕES:
A Matriz Curricular das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Torres segue orientações emanadas pela Lei 9394/96 – LDB, Resolução do Conselho Nacional de Educação nº 7 de 14 de dezembro de 2010 que fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, em seus artigos 15 e 16 especificamente e pela Resolução do Conselho Nacional de Educação nº 02/2017, que Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular.
A organização dos tempos acontece em períodos de 45 minutos.
ENSINO FUNDAMENTAL – 6° AO 9° ANO
Componente Curricular | ||
Base Nacional Comum Curricular | Parte Diversificada | Carga Horária/Hora aula |
Língua Portuguesa | 05h/a | |
Matemática | 05h/a | |
Ciências | 03h/a | |
Geografia | 02h/a | |
História | 02h/a | |
Arte | 02h/a | |
Educação Física | 03h/a | |
Ensino Religioso | 01h/a | |
Língua Estrangeira – Inglês | 02h/a | |
TOTAL DA CARGA HORÁRIA | 25h/a |
OBSERVAÇÕES:
A Matriz Curricular das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Torres segue orientações emanadas pela Lei 9394/96 – LDB, Resolução do Conselho Nacional de Educação nº 7 de 14 de dezembro de 2010 que fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, em seus artigos 15 e 16 especificamente e pela Resolução do Conselho Nacional de Educação nº 02/2017, que Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular.
A organização dos tempos acontece em períodos de 45 minutos.
ENSINO FUNDAMENTAL – EJA ANOS FINAIS
Componente Curricular | ||
Base Nacional Comum Curricular | Parte Diversificada | Carga Horária/Hora aula |
Língua Portuguesa | 05h/a | |
Matemática | 05h/a | |
Ciências | 03h/a | |
Geografia | 02h/a | |
História | 02h/a | |
Arte | 02h/a | |
Educação Física | 03h/a | |
Ensino Religioso | 01h/a | |
Língua Estrangeira – Inglês | 02h/a | |
TOTAL DA CARGA HORÁRIA | 25h/a |
OBSERVAÇÕES:
A Matriz Curricular das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Torres segue orientações emanadas pela Lei 9394/96 – LDB, Resolução do Conselho Nacional de Educação nº 7 de 14 de dezembro de 2010 que fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, em seus artigos 15 e 16 especificamente e pela Resolução do Conselho Nacional de Educação nº 02/2017, que Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular.
A organização dos tempos acontece em períodos de 45 minutos.
MATRIZ CURRICULAR DA ESCOLA DO CAMPO – 43H/A SEMANAL
ENSINO FUNDAMENTAL – 1° AO 3° ANO
Componente Curricular | ||
Base Nacional Comum Curricular | Parte Diversificada | Carga Horária/Hora aula |
Língua Portuguesa | 07h/a | |
Matemática | 06h/a | |
Ciências | 02h/a | |
Geografia | 02h/a | |
História | 02h/a | |
Arte | 02h/a | |
Educação Física | 02h/a | |
Ensino Religioso | 01h/a | |
Alfabetização e Letramento | 03h/a | |
Letramento Matemático | 04h/a | |
Língua Estrangeira – Inglês | 01h/a | |
Educação Ambiental | 04h/a | |
Cultura Digital | 02h/a | |
Culturas Esportivas e Danças | 02h/a | |
Formação Pessoal e Social | 03h/a | |
TOTAL DA CARGA HORÁRIA | 43h/a |
OBSERVAÇÕES:
A Matriz Curricular das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Torres segue orientações emanadas pela Lei 9394/96 – LDB, Resolução do Conselho Nacional de Educação nº 7 de 14 de dezembro de 2010 que fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, em seus artigos 15 e 16 especificamente e pela Resolução do Conselho Nacional de Educação nº 02/2017, que Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular.
A organização dos tempos acontece em períodos de 45 minutos.
MATRIZ CURRICULAR DA ESCOLA DO CAMPO – 43H/A SEMANAL
ENSINO FUNDAMENTAL – 4° E 5° ANO
Componente Curricular | ||
Base Nacional Comum Curricular | Parte Diversificada | Carga Horária/Hora aula |
Língua Portuguesa | 07h/a | |
Matemática | 06h/a | |
Ciências | 02h/a | |
Geografia | 02h/a | |
História | 02h/a | |
Arte | 02h/a | |
Educação Física | 02h/a | |
Ensino Religioso | 01h/a | |
Letramento Matemático | 04h/a | |
Produção Textual e Literatura | 03h/a | |
Língua Estrangeira – Inglês | 01h/a | |
Educação Ambiental | 04h/a | |
Cultura Digital | 02h/a | |
Culturas Esportivas e Danças | 02h/a | |
Formação Pessoal e Social | 03h/a | |
TOTAL DA CARGA HORÁRIA | 43h/a |
OBSERVAÇÕES:
A Matriz Curricular das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Torres segue orientações emanadas pela Lei 9394/96 – LDB, Resolução do Conselho Nacional de Educação nº 7 de 14 de dezembro de 2010 que fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, em seus artigos 15 e 16 especificamente e pela Resolução do Conselho Nacional de Educação nº 02/2017, que Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular.
A organização dos tempos acontece em períodos de 45 minutos.
PLANO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA 2023
AÇÃO | DATA E LOCAL | OBJETIVO | RESPONSÁVEL E EXECUÇÃO |
REUNIÕES MENSAIS Equipe Supervisão e Orientação Ens. Fundamental | Fevereiro até Dezembro Sala de Reuniões SME | Assessorar o trabalho das equipes pedagógicas na teoria/prática para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem. | Coordenadoras Convidados especiais |
REUNIÕES BIMESTRAIS PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS E CULTURA DIGITAL | Bimestral | Integrar os níveis de ensino e/ou áreas do conhecimento a fim de alinhar as propostas pedagógicas e inserir as habilidades da competência Cultura Digital. | Coordenadoras Equipe pedagógica da SME |
AO LONGO DO ANO FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, NEUROCIÊNCIA, AVALIAÇÃO E CULTURA DIGITAL) | Mensal | Desenvolver novas competências e aperfeiçoar de habilidades pedagógicas; Aprender metodologias de ensino inovadoras; Aprimorar processos de avaliação de aprendizagem; Acompanhar as políticas públicas educacionais. | Coordenadoras; Formadores específicos Convidados especiais |
CRONOGRAMA DE REUNIÕES DA ENSINO FUNDAMENTAL – 2023
(Supervisores – Orientadores – Professores)
Grupo | FEVEREI RO | MARÇO | ABRIL | MAIO | JUNHO | AGOSTO | SETEM BRO | OUTUBRO | NOVEM BRO | DEZEM BRO | ||||||||||
DIA | H | DIA | H | DIA | H | DIA | H | DIA | H | DIA | H | DIA | H | DIA | H | DIA | H | DIA | H | |
SUPER VISÃO | 17 | 09 | 14 | 14h | 18 | 9h | 06 | 14h | 06 | 9h | 10 | 14h | 12 | 14h | 03 | 9h | 07 | 14h | 07 | 16h |
ORIEN TAÇÃO | 17 | 09 | 15 | 14h | 19 | 9h | 07 | 14h | 07 | 9h | 10 | 14h | 13 | 14h | 04 | 9h | 08 | 14h | 07 | 16h |
PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS E CULTURA DIGITAL (REUNIÕES BIMESTRAIS)
Grupo | FEVEREIRO | ABRIL | JUNHO | AGOSTO | OUTUBRO | ||||
DIA | HORA | DIA | HORA | DIA | HORA | DIA | HORA | ||
1º e 2º anos | 15 | 14 | 18h | 09 | 18h | 10 | 18h | 17 | 18h |
(vídeo na escola) | Online | 18h | Presencial | 18h | Online | 18h | Presencial | 18h | |
3º a 5º anos | 15 | 15 | 18h | 10 | 18h | 15 | 18h | 18 | 18h |
(vídeo na escola) | Online | 18h | Presencial | 18h | Online | 18h | Presencial | 18h | |
6º ao 9º Linguagens | 15 | 21 | 18h | 16 | 18h | 16 | 18h | 24 | 18h |
(vídeo na escola) | Online | 18h | Presencial | 18h | Online | 18h | Presencial | 18h | |
6 ao 9º Matemática e Ciências | 15 | 22 | 18h | 17 | 18h | 22 | 18h | 25 | 18h |
(vídeo na escola) | Online | 18h | Presencial | 18h | Online | 18h | Presencial | 18h | |
6 ao 9º Ciências Humanas | 15 | 28 | 18h | 23 | 18h | 23 | 18h | 31 | 18h |
(vídeo na escola) | Online | 18h | Presencial | 18h | Online | 18h | Presencial | 18h |
Organização Ensino Fundamental por escola:
O Ensino Fundamental é composto por 8 (oito) Escolas, atendendo 2.727 alunos, sendo estes das turmas do pré-escolar ao 9ºano.Dispostas da seguinte forma:
Escolas | Público Atendido |
EMF Alcino Pedro Rodrigues | 575 |
EMF Almirante Tamandaré | 135 |
EMF Mamituba | 426 |
EMF Manoel Ferreira Porto | 264 |
422 | |
EMF Santa Rita | 315 |
EMF São Judas Tadeu | 95 |
EMF Zona Sul | 495 |
Segundas, Quartas e Sextas-Feiras:
das 8h às 11h30
das 13h às 17h30
Terças e Quintas:
das 13h às 17h30
R. José Antônio Picoral, 79
Centro
CEP: 95560-000
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |