Projetos Pedagógicos

PROJETO DANÇA TAMBÉM EDUCA

A dança como elemento extra curricular se torna complemento da rotina do educando, possibilitando o conhecimento de maneira lúdica, acompanhada das infinitas capacidades de desenvolvimento físico e mental, apropriando-se da cultura, usos e costumes do povo gaúcho, promovendo a sociabilidade e a integração dos participantes.

Cultuar o tradicionalismo, apresentado através das danças regionais vem ao encontro do cumprimento de legislação estadual, bem como tornar o ambiente propício a troca de conhecimentos.

Atualmente o projeto Dança também Educa – Danças Nativistas, atende mais de 40 crianças no contraturno da EMF Prof. Manoel Ferreira Porto, na comunidade do Campo Bonito, conta com a condução das atividades a prof. Andreia Baltazar de Oliveira de Barros da rede municipal.

PROJETO "MPT" NA ESCOLA

O projeto tem como objetivo abordar a temática do trabalho infantil para sociedade, através da comunidade escolar, transformando os profissionais da educação em multiplicadores do conhecimento sobre o tema, bem como acerca da necessidade da prevenção e da erradicação da exploração do trabalho de crianças e adolescentes, fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e de proteção do(a) adolescente trabalhador(a), contribuindo com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos nesta pauta de política pública.

Serão realizadas atividades artístico-culturais como música, poesia, conto, desenho, coordenadas pelos professores e a assistente social, contemplando mais de 132 alunos do 4º e 5º ano das escolas de ensino fundamental Zona Sul, Santa Rita e Mampituba. Posteriormente, os alunos envolvidos no projeto passarão pela etapa local de avaliação dos trabalhos e assim participarão da etapa estadual e federal do Prêmio MPT na escola.

PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA: SALVANDO VIDAS E RESGATANDO ALMAS

Projeto idealizado e coordenado pela professora Andréa Mello, tem como objetivo ensinar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental a saberem como agir em situações de urgência e emergência com os primeiros socorros. Os alunos são treinados para serem SBV – Suporte Básico de Vida- e APH – Atendimento Pré-hospitalar.

O Projeto iniciou suas atividades em 2013 e já formou mais de 1800 alunos ao longo destes anos. Atualmente tem 300 alunos matriculados e realizados em 06 escolas municipais, sendo elas: E.M.F. Zona Sul; Alcino Pedro Rodrigues; Manoel Ferreira Porto; Manoel Oliveira Carneiro; Santa Rita e Mampituba.

O desenvolvimento das atividades ocorrem no contraturno escolar dessas unidades educacionais O principal objetivo é oportunizar aos alunos participantes o protagonismo de suas ações, com a disciplina e a flexibilidade que o socorrismo permite. Além do socorrismo, o projeto abrange outros temas de estudo como: Lei Lucas, Lei Maria da Penha e Lei Joanna Maranhão.

O projeto conta com a parceria da Ulbra enfermagem, SAMU e Corpo de Bombeiros.

PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA – PROERD/RS

O Currículo PROERD tem o compromisso de fornecer instrução de ponta, capaz de prevenir o uso de drogas por meio do desenvolvimento das habilidades básicas necessárias para que escolhas seguras e responsáveis sejam feitas. Essas habilidades vão além da questão das drogas, pois possibilitam escolhas saudáveis e maduras em todos os aspectos da vida do jovem cidadão. Ao desenvolver as principais habilidades acadêmicas e práticas, promove tanto os objetivos educacionais quanto os de prevenção.

O Programa tem como alvo alunos da educação infantil até 7ª série, é desenvolvido em Torres pelas Soldado Silvia Costa Fernandes e Soldado Sofia Frelich Emerim nas escolas estaduais e municipais e no transcorrer do ano de 2021 alcançou mais 600 alunos do ensino fundamental.

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo