Prefeitura de Torres promove resgate do artesanato em palha de butiá, patrimônio imaterial do município

Na última semana, representantes da administração municipal se reuniram para discutir ações de preservação do artesanato em palha de butiá, reconhecido como patrimônio imaterial do município. O encontro resultou na definição de uma nova data, 28 de maio, para reunir os artesãos que mantêm viva essa tradição, com o objetivo de fortalecer a prática e valorizar os mestres da técnica.

Além do encontro, está prevista a realização de uma oficina para ensinar o artesanato em palha de butiá, incentivando a transmissão de conhecimento para novas gerações. A iniciativa busca evitar que essa manifestação cultural se perca, promovendo projetos e ações que garantam sua continuidade. A gestão reforça o compromisso em preservar e difundir as tradições locais como parte da identidade de Torres.

Estavam presentes a secretária municipal de Trabalho, Indústria e Comércio, Patrícia Cândido, o secretário da Cultura e do Esporte, Blando Ferreira, a diretora de Cultura, Mini Lages, diretora de Trabalho e Qualificação Profissional, Sâmera Elias, o turismólogo Francisco Reis, representando a EMATER, Claudete, o antropólogo Yves Marcel Seraphim e representando o Programa de Desenvolvimento Estratégico da Secretaria de Estado da Cultura, Juliana.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Pular para o conteúdo