Torres realiza levantamento de índice para o Aedes aegypti

Mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, da Zika e da Febre Chikungunya, será promovida em Torres. A Prefeitura Municipal, através da Vigilância Ambiental em Saúde, realiza entre esta quarta-feira, dia 11, e 27 de janeiro, o levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti – LIRAa. Em busca de focos do mosquito transmissor, agentes de endemias da Vigilância Ambiental em Saúde farão vistoria nas casas dos torrenses.

O biólogo da Vigilância Ambiental de Torres, Lasier França, explica que o LIRAa é uma metodologia rápida para avaliação da incidência do mosquito Aedes aegypti. “A partir deste levantamento obtemos índices de infestação do mosquito e, com isso, podemos planejar as ações de controle ao vetor. Os resultados do Levantamento possibilitam um direcionamento dos esforços para áreas consideradas críticas”, disse.

A ação será executada em todos os bairros urbanos, divididos entre três regiões. Cerca de 1.200 imóveis deverão ser visitados.

Infestação de pernilongos

A Vigilância Ambiental vem recebendo reclamações nos últimos dias sobre a infestação de mosquitos que está causando incômodo na população. O setor esclarece que a aplicação de fumacê para eliminar mosquitos adultos é somente em locais que existam casos suspeitos e casos confirmados de pessoas com alguma doença transmitida pelo Aedes, ainda assim, em um raio de 50 metros da residência do hipotético paciente. Este é o protocolo definido pelo Governo Federal.

As medidas que podem ser tomadas é o uso de telas nas janelas, repelentes, manter a grama do pátio baixa, não deixar acumular nada com água que fique parada, manter os lixos bem vedados e lavar as latas periodicamente e aplicação dos inseticidas disponibilizados no mercado.