Prefeitura vai reforçar ações de combate ao Aedes aegypti

O prefeito Carlos Souza reuniu nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, a equipe da saúde voltado ao combate do mosquito Aedes aegypti. O propósito foi de avaliar a situação devido aos últimos levantamentos detectarem focos de larvas em vários bairros da cidade. Para diminuir a incidência, o prefeito determinou o aprimoramento das ações de combate ao mosquito e estuda a possibilidade de aumentar o efetivo com o apoio de servidores de todas as Secretarias. Entre as sugestões apresentadas na reunião consta a criação de um Comitê Municipal de Combate ao Aedes.

No relatório situacional de 2017, que mostra os focos confirmados até o dia 9 de fevereiro, constam seis bairros e um total de dez focos. Cinco focos de larvas foram encontradas no bairro Getúlio Vargas e um foco nos seguintes bairros: Praia da Cal, Igra, São Brás, Guarita e bairro Centro. A situação é preocupante, mas não é para pânico, diz o biólogo Lasier França, coordenador da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde. Conforme ele, a situação pode ser revertida com a parceria da população nas ações da Prefeitura. “,É preciso que a população ajude no combate ao mosquito não deixando acumular água parada em qualquer local”, disse.

Dentre as ações discutidas na reunião com a participação da secretária municipal da Saúde, Adriani Webber Amoretti, para intensificar o combate ao mosquito que transmite a Dengue, Chikungunya e Zika, estão a contratação de pessoal, mutirões de limpeza no estilo Bota-Fora em parceria com as Secretarias de Obras, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, trabalhar de forma contínua com os alunos da Rede a temática do Aedes, a implantação do laboratório municipal de Entomologia, além da implantação do Comitê Municipal de Combate ao Aedes aegypti. (Carmem Gonçalves- Diretoria de Comunicação e Marketing)