Causas naturais provocam mortandade de peixes na Lagoa do Violão

A Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo, está alerta com relação a mortandade de peixes que vem ocorrendo nos últimos dias na Lagoa do Violão. Vários fatores estão agindo conjuntamente, levando ao evento. Devido os últimos meses caracterizaram-se por altas temperaturas, aliadas a ausência de ventos, é ocasionada a falta de oxigenação na água. Todo este quadro, somado a superpopulação de algumas espécies, agrava a situação.

Estes eventos provocam a preocupação da população e da mídia, pois muitas vezes estão associados a contaminação e a poluição do ambiente. Na realidade, neste caso, diversos fatores podem levar à mortandade, e alguns estão relacionados a causas naturais.

Segundo a secretária do Meio Ambiente e Urbanismo, Eliana Machado, tendo em vista, a interação de diversos fatores, a Prefeitura já vem elaborando projetos para que estes eventos sejam minimizados, como aeração da Lagoa, realocação de algumas espécies de peixes, instalação de mais caixas de decantação de resíduos sólidos e sedimentos nos acessos dos efluentes pluviais da Lagoa do Violão(já foram instaladas 12 caixas no entorno da Lagoa), entre outros.