Kits de sementes agroecológicas serão entregues para comunidades de Torres

Nesta próxima sexta-feira, 10 de março, a partir das 9h, será realizada no Centro Comunitário da Vila João XXIII, cerimônia de entrega de sementes agroecológicas do Programa Sementes Banrisul. Com o apoio da Prefeitura, serão beneficiados agricultores familiares de diferentes localidades do interior, indígenas guaranis da Aldeia Nhuú-Porã e Comunidade Renovar, instituição de recuperação de dependentes químicos e que tem a horta como espaço terapêutico e de produção.

O Programa Sementes Banrisul visa orientar estilos de agricultura de base ecológica e estratégias de desenvolvimento rural sustentável nas comunidades onde o Banco está inserido. Para isso, são distribuídas sementes agroecológicas de diversas espécies valorizando a agricultura sustentável. A iniciativa visa contribuir para a garantia da segurança e soberania alimentar, auxiliando a geração de renda e incentivando o desenvolvimento local sustentável. As sementes que serão distribuídas nesta sexta-feira, foram adquiridas por meio da parceria entre Emater e o Programa. São sementes de diferentes tipos de abóboras, alfaces, cebolas, cenouras, couves, melancias, morangas, repolhos, rúculas, tomates, entre outras.

A iniciativa conta com o apoio de várias instituições, além da Emater, Banrisul, Prefeitura de Torres, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Comunidade Renascer. A coordenação técnica é da Emater/Torres, através da agrônoma Elisa Braga Saraiva. As instituições pretendem com este projeto, fortalecer o processo de transição agroecológica dos agricultores familiares, indígenas e integrantes da Renovar e ainda incentivar novos adeptos que já demonstram interesse pelo tema.

Carmem Gonçalves- Diretoria de Comunicação e Marketing