Torres celebra certificado de filantropia da Emater

A renovação do certificado de filantropia concedido à Ascar/Emater pelo Ministério do Desenvolvimento foi celebrada em Torres nesta quinta-feira, 30 de março, por lideranças do setor público e privado durante café da manhã promovido pela Emater local. O encontro foi realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres, na mesma ocasião em que era transmitido ao vivo, por meio de um datashow, o ato solene de entrega do certificado no Palácio Piratini. Com a iniciativa, a Emater recebe isenção de impostos para trabalhar em ação social na área rural durante os próximos três anos.

O clima era de festa. Estavam presentes no Sindicato, lideranças que participaram do movimento pelo certificado da filantropia que foi recentemente questionado. Muitos atos públicos foram promovidos, vários abaixo-assinados realizados para a conquista e toda a luta foi relembrada pelos presentes. Em nome da Ascar/Emater, o superintendente regional Dirlei Matos de Souza e o responsável local, Jânio Pintos agradeceram pela atuação na defesa da causa. Conforme eles, o apoio foi fundamental para a vitória em prol da assistência técnica, extensão rural e social no Estado. A agrônoma Elisa Braga Saraiva e a extensionista do bem estar social Sonia Regina da Cruz também destacaram o trabalho da Emater em Torres.

A importância da prestação de serviço da Emater foi destacada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca, José Vanderlei Brocca, citando, entre outros exemplos, a formação das agroindústrias em Torres. Além desta Secretaria estavam presentes os titulares das Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, de Obras e Serviços Públicos, Saúde e Turismo, Também participaram do ato, entre outros, o presidente do Sindicato, José Carlos de Matos; a presidente da Afarve, Sueli da Rosa Santos, o presidente do Conselho Municipal der Saúde, Francisco Pereira, e representantes do Sicredi. Após as manifestações, ocorreu a confraternização regada pela produção das agricultoras familiares da Afarve.