Restauro da Igreja São Domingos está concluído, reinauguração é neste sábado

É neste sábado, 8 de abril, às 10h30min, a cerimônia de reinauguração da Igreja São Domingos de Torres. A Igreja é símbolo da memória edificada da história sul-rio-grandense, marco fundador do núcleo urbano do município. A população está convidada a participar do evento que ocorrerá na Rua Padre Lamonaco, nº2, Morro do Farol. O convite para o ato desta conquista parte do Ministério da Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo Esporte e Lazer e Prefeitura Municipal e Mitra Diocesana de Osório.

Em 1983, a Igreja Matriz de São Domingos passou a integrar o patrimônio Cultural do Estado, através da Portaria de Tombamento nº 5/83. Em 2004 foi elaborado o projeto arquitetônico de restauro, assinado pelo arquiteto Edegar Bittencourt da Luz. Em dezembro de 2010, o projeto foi aprovado junto ao Pronac e, em abril de 2011, junto à LIC-RS Desde então, uma equipe multidisciplinar liderada pelo bispo Dom Jaime Kohl, da Mitra de Osório, investiu os recursos necessários no restauro.