Ministro do TCU e diretor do Badesul falam sobre Gestão Pública em Torres

“Governança Pública” e “Tecnologia e Inovação” são os temas das palestras nesta sexta-feira, 7 de abril, a partir das 19h30, no Centro de Eventos da Ulbra Torres com a participação do ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes. , e do diretor do Badesul, Diogo Paz Bier, o Mano Changes. O evento é uma promoção da Ulbra e Prefeitura de Torres e faz parte das comemorações dos 25 anos da Ulbra em Torres, dos 45 anos de criação da Ulbra e 500 anos da Reforma Luterana. A entrada é gratuita.

A programação inicia às 19h30 com a palestra de Mano Changes, diretor de Inovação e Sustentabilidade do Badesul, com o título de “Tecnologia e Inovação”. Em sua manifestação abordará questões relacionadas à tecnologia, inovação e em empreendedorismo.Também poderá abordar sobre o Banco, agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia que busca promover o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul, oferecendo um conjunto de soluções financeiras de longo prazo para projetos do setor público e de empresas privadas.

A palestra do ministro do TCU deve ocorrer às 20h30. Augusto Nardes tem defendido em fóruns nacionais e internacionais e em encontros com autoridades do Legislativo, Executivo e Judiciário, a melhoria da governança pública como uma premissa para a completa transição brasileira do subdesenvolvimento para o desenvolvimento. A governança pública é a capacidade dos governos de avaliar, direcionar e monitorar a gestão das diversas políticas públicas voltadas para o atendimento das demandas da população, por meio de um conjunto de instrumentos e ferramentas adequadas. Entre os pontos listados na apresentação estão o planejamento institucional, excelência de pessoal, gestão de risco e controle interno.

O ministro do Tribunal de Contas e o diretor do Badesul receberam em Torres, no início de janeiro uma homenagem de autoridades e lideranças políticas da região na sede da Prefeitura. Na oportunidade, com a presença da diretora da Ulbra, Débora Borges Thomas, a gestão municipal e a Ulbra Torres acertaram sobre o evento. De acordo com o prefeito Carlos Souza, o propósito desta parceria é também de oferecer a capacitação para os integrantes do governo. O painel de Gestão Pública vai dar continuidade ao processo de qualificação iniciado pelo prefeito com sua equipe antes mesmo da posse.