Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2017 começou nesta segunda-feira

Começou nesta segunda-feira, dia 10 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe 2017. A vacinação estende-se até o dia 26 de maio, sendo que no dia 13 de maio, sábado, será realizado o Dia D, quando todas as salas de vacinação estarão abertas das 8h às 17h. Na manhã desta segunda, o prefeito Carlos Souza visitou a Sala de Vacinação do Posto Central para acompanhar os trabalhos junto com a equipe, acompanhado pela secretária municipal de Saúde, Adriani Webber Amoretti.

A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados de sextas-feiras. No Posto Central o horário é das 8h às 12h e das 13h às 16h. Nas Unidades de Saúde, ESFs da Vila São João, Rio Verde, São Braz, São Jorge, Curtume e São Francisco, o horário é das 8h às 12h e das 13h30min às 16h. A Campanha conta com o apoio dos alunos do Curso Técnico de Enfermagem da Escola Santa Rita.

Os grupos de risco, selecionados pelo Ministério da Saúde, são: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônica e professores de escolas públicas e privadas.

Conforme os responsáveis pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, a meta em Torres é de aplicarem 13.290 vacinas. De acordo com a resolução da Anvisa, a vacina de Influenza trivalente de 2017 deve conter os seguintes vírus: Influenza a (H1N1), subtipo Michigan/45/2015, Influenza A (H3N2), subtipo Hong Kong/4801/2014 e Influenza B, subtipo Brisbane/60/2008.