Documentário sobre o Parque Estadual de Itapeva será lançado nesta terça-feira

Será lançado oficialmente nesta terça-feira, 18 de abril, o documentário “Caminhos da Itapeva”. A apresentação acontece às 19h, na SAPT (Rua Kalil Sehbe, nº 5) com entrada franca. O convite é da SEMA e UFRGS, por meio do Parque Estadual da Itapeva e PET BIO. O evento é uma parceria com a SAPT e Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte,

O PEVA-Parque Estadual de Itapeva (PEVA foi escolhido para a primeira produção de material audiovisual de divulgação das Unidades de Conservação Ambiental do Estado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A técnica ambiental do Parque, Danubia Pereira do Nascimento, destaca que a iniciativa é uma oportunidade de divulgar os desafios enfrentados no Litoral Norte, lembrando que a unidade é exemplo em regularização fundiária no Rio Grande do Sul, além de contar com um conselho gestor bastante atuante. Ao mesmo tempo ressalta que este fragmento de paisagem nativa sofre as consequências de uma matriz urbana em expansão na região e com a invasão de espécies exóticas.

O documentário produzido pelo PET Biologia UFRGS contou com o apoio da equipe do Parque, da Fundação Zoobotânica, professores da UFRGS, comunidade de Torres e alunos do curso de Biologia.