Prefeitura e Sebrae encaminham implantação de projeto empreendedor para jovens

Torres é o primeiro município do Litoral Norte a ser contemplado com o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, do Sebrae, projeto pedagógico que visa fomentar a educação e a cultura empreendedora no ensino fundamental. Nessa última terça-feira, 25 de abril, representantes do Sebrae e da Secretaria Municipal de Educação reuniram-se para viabilizar o projeto que foi anunciado em março pela gerente regional de Políticas Públicas, do Sebrae, Tangriane Forest Santos, ao prefeito Carlos Souza e ao secretário de Administração e Atendimento ao Cidadão, Matheus Junges.

A formação dos professores foi a pauta principal neste encontro entre a gerente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, a consultora Ana Del Carmem, a secretária de Educação, Vilma Aguiar, o secretário de Administração e diretores de escolas. A formação dos professores é de 45h. Conforme Tangriane, o JEPP é realizado em dois momentos. Entre os meses de abril e agosto, os consultores do Sebrae capacitam os professores, e de agosto a novembro, os alunos recebem ensinamento destes professores. Os estudantes que participarem do projeto aprendem, por meio de atividades lúdicas, a empreender, a montar um negócio, a trabalhar em equipe, entre outros requisitos necessários para o êxito destes futuros profissionais.

Conforme ambos os secretários, esta é uma ótima oportunidade que vai muito além de um simples projeto em escolas. A iniciativa contribuirá para o desenvolvimento geral da cidade. Podem participar alunos de todos os anos do I Grau. A atividade não gera custos para a Prefeitura e todo o material didático desta metodologia também é fornecida pelo Sebrae. Durante a reunião ainda foram tratadas outras questões operacionais do projeto. Para assinatura do convênio é necessária a participação mínima de 250 crianças ou adolescentes.