Segurança Alimentar e Nutricional é pauta na Prefeitura

Com o propósito de preparar os municípios brasileiros a enfrentarem a questão da segurança alimentar e nutricional, a Prefeitura de Torres recebeu nesta segunda-feira, 8 de maio, a visita de representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para encaminhar o tema. Participaram da reunião, junto com as autoridades no assunto, os titulares das Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Desenvolvimento Rural e Pesca, Educação, Saúde, além da agrônoma da Emater de Torres, Elisa Braga Saraiva. Como encaminhamento da reunião, o prefeito Carlos Souza atribuiu à secretária da Assistência Social, Neusa Carlo, avaliar o projeto junto com as demais Secretarias e tomar as providências necessárias.

Foi a professora da UFRGS, Brizabel Muller da Rocha, que milita em prol de uma política pública de segurança alimentar e nutricional desde 1993, que apresentou o projeto. O objetivo do MDSA será aplicado via Universidade. Para evidenciar a agilidade no processo, estão programados seminários, cursos, oficinas e outras iniciativas. A primeira ação geral é um evento de capacitação que será promovido para 40 municípios gaúchos, onde Torres já poderá participar. Criar um Conselho de Segurança Alimentar é o primeiro passo para o município aderir à iniciativa ministerial.

Combater a fome, ampliar o acesso à água, fortalecer a agricultura familiar são algumas das prioridades do MDSA. De acordo com o assessor do Ministério, Marcelo Figueiró, o intuito é de aproximar o município do Ministério. Para tanto, existe a disponibilidade de recursos para projetos específicos elaborados nos municípios. Toda a parte técnica será respaldada pela equipe, destaca Brizabel, citando que o acompanhamento pode ser feito pelo Observatório de Segurança Alimentar. Entre as várias observações citadas no encontro, foi dito que há baixa adesão dos municípios gaúchos ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.