Neste sábado, Prefeitura inaugura Academia ao Ar Livre na Vila São João

A Prefeitura de Torres inaugura neste sábado, 13 de maio, a primeira Academia ao Ar Livre na Vila São João. A Academia fica na Praça Valerino Cunha, localizadana Avenida José Amâncio da Rosa. Desde às 9h, a população vai contar com um evento organizado com o propósito de melhor viabilizar o aproveitamento da obra que contemplar os moradores da Vila com espaço que incentiva a prática de atividades físicas. A inauguração da Academia com a presença do prefeito Carlos Souza vai ocorrer às 10h30min. Com este ato, ficam automaticamente inauguradas outras cinco Academias do tipo na cidade, que estão sendo entregues por estes dias. Estas Academias foram obtidas através de emenda parlamentar do deputado federal Afonso Hamm. (PP).

Neste sábado, a partir das 9h, estará montada uma tenda, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, com a presença de três educadores físicos que estarão orientando a população sobre o uso dos aparelhos da Academia. Também no local, dois enfermeiros da Saúde e vários estagiários da Ulbra, do curso de Enfermagem, estarão fazendo aferição de Pressão Arterial e Teste de Glicemia para quem tem carteirinha de diabetes ou comprovar na receita que faz uso da medicação para a doença.

As academias ao ar livre são equipamentos de ginástica instalados em espaços públicos com condições adequadas de acessibilidade, visando fomentar a prática regular de atividade física pela população . São voltados para utilização de pessoas com idade acima de 12 anos, preferencialmente pertencentes à faixa etária de idosos (acima de 60 anos). Dessa maneira combatem o sedentarismo e contribuem para a minimização do risco de doenças, além de fomentar a revitalização de espaços públicos para esporte e lazer. O projeto destas Academias é da arquiteta e urbanista Karina Carnevalli, da Diretoria de Projetos da Prefeitura.

Junto ao Ministério do Esporte, o valor total da assinatura deste convênio para liberação de emenda parlamentarfoi de R$195.718,48. Foram implantados 45 equipamentos divididos entre as seis praças. Os demais pontos da cidade contemplados são: a Praça do Faxinal, no Bairro São Jorge; a Praça Claudino Nunes Pereira, na Praia Grande, na Avenida Beira Mar; a Praça Praia Itapeva Sul, na Praia Itapeva Sul, ao lado do Salão Comunitário; Praça Nossa Senhora dos Navegantes, à beira mar da Praia da Cal, esquina com a Avenida Independência; Praça dos Molhes, na Avenida Beira Mar, próximo aos Molhes do Rio Mampituba, ao lado da SAPT e Cantinho do Pescador e a Praça Valerino Cunha, na Vila São João, na Avenida José Amâncio da Rosa.