Guarda Municipal capacita seu efetivo para uso de armamento não letal

Como objetivo de fortalecer a atuação da Guarda Municipal de Torres, foi oferecido pela Escola de Governo da Prefeitura, maus um curso de capacitação para o seu efetivo que é integrado por 44 servidores. Nos dias 30 e 31 de maio, os profissionais participaram de curso sobre utilização do armamento não letal, conhecido como “Sparks”.

Nessa quarta-feira, o prefeito Carlos Souza, o secretário de Administração e Atendimento ao Cidadão, Matheus Junges, e o diretor da GM, Jairo Morelli, entregaram os certificados do curso que foi ministrado por meio de parceria com a Guarda Municipal de São Leopoldo através de Tiago Rafael Saraiva, instrutor credenciado pela Polícia Federal. O “Spark” é um dispositivo elétrico incapacitante que emite pulsos elétricos que atua sobre o sistema neuromuscular, causando incapacitação temporária do agressor.

Em sua fala, o prefeito destacou o trabalho realizado pela Guarda, citando a atuação junto ao Parque da Guarita, a Ronda Escolar, entre outros. Disse que além deste curso e de outros já executados como o de Prevenção de Incêndios e de Primeiros Socorros, outras iniciativas devem ser encaminhadas para melhoria do cenário de segurança pública da cidade.

A função social e comunitária da Guarda Municipal poderá em breve ser acrescida de atuação no trânsito de Torres. O prefeito comentou que esta decisão desafogaria a Brigada Militar para focar-se na questão da segurança pública. Esta iniciativa, porém, está em estudo pela Procuradoria-Geral do Município e Secretaria de Administração e Atendimento ao Cidadão. Os servidores também serão consultados sobre a medida.