Água para consumo tem qualidade monitorada em Torres

O Serviço Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua) é desenvolvido pela Vigilância Ambiental em Saúde, coletando amostras de água para consumo humano, a fim de monitorar a qualidade fornecida pela Corsan.

São analisados os parâmetros de potabilidade para consumo humano, conforme estabelece a Portaria MS N° 2914/2011 (residual de cloro, pH, turbidez, fluoreto, presença de coliformes totais e E. coli – o que indica contaminação da água por fezes). No caso, mensalmente são coletadas amostras de água recebidas direto da rede de abastecimento em vários pontos da cidade. Além disto, também são coletadas amostras de água nas comunidades não atendidas pela rede pública de abastecimento.

A Vigilância faz o acompanhamento da qualidade distribuída dentro de escolas do município. As unidades de ensino são responsáveis pela limpeza semestral e análise bacteriológica de seus reservatórios. A Vigilância avalia os resultados destes exames.

A população também pode contribuir para que a água chegue às residências em condições adequadas. Algumas atitudes são importantes como providenciar distâncias seguras entre as tubulações de água e de esgoto, trocar o encanamento quando houver rachaduras e realizar a limpeza semestral da caixa d’água das habitações.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Skip to content