Torres realiza a IX Conferência Municipal de Assistência Social no dia 30

Será realizado em Torres, no dia 30 de junho, sexta-feira, a IX Conferência Municipal de Assistência Social abordando o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS” O evento ocorrerá no Salão Comunitário do Bairro Stan, das 8h às 17h30min com promoção do Conselho Municipal de Assistência Social em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. A Conferência é aberta ao público em geral, inclusive para a população dos municípios vizinhos.

A expectativa é de que um grande público compareça à IX Conferência. A Secretaria Municipal é uma referência no Litoral Norte pelos serviços que presta à população. Torres conta, nesta área, com toda a estrutura prevista para os municípios com população até 50 mil habitantes.

As Conferências Municipais são espaços de caráter deliberativo que acontecem a cada dois anos trazendo os usuários para o centro do debate. São espaços que oportunizam a participação social, assegurando momentos para discussão e avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários e para eleição de prioridades políticas para os respectivos níveis de governo.

Credenciamento

8h45min

Composição da mesa de honra

9h10min

Leitura e aprovação do Regimento Interno

9h30min

Apresentação SMASDH

10h15min

Tema Central: Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS

Palestrante: Marcelo da Silva – Conselheiro Estadual de Assistência Social

11h30min

Intervalo para almoço

13h30min

Apresentação cultural – SCFV

Oficinas – Trabalhos em grupo

Eixo 1:A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.

Eixo 2:Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS.

Eixo 3:Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e

transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.

Eixo 4:A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Apresentação e aprovação das deliberações dos Grupos de trabalho

15h30m

Coffee Break

15h45m