Gestantes beneficiárias do Bolsa Família recebem repelentes contra o Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, através do Cras- Centro de Referência de Assistência Social, reforça as ações contra o mosquito Aedes aegypti, por meio da distribuição de repelentes para as gestantes beneficiadas com o Programa Bolsa Família. A iniciativa é resultado da parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário junto ao Ministério da Saúde. Estão sendo distribuídos dois frascos de repelente por mês para cada gestante.

A distribuição dos repelentes visa garantir mais proteção às gestantes contra o mosquito transmissor das doenças Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, prevenindo contra a Microcefalia. São 32 famílias cadastradas com gestantes, sendo que somente 19 foram encontradas, muitas já ganharam bebê e outras foram embora. Diante deste quadro, a Secretaria enfatiza a importância da atualização cadastral no programa Bolsa Família realizado pelo Cadastro Único.

Ainda com relação à prevenção destas doenças, a Prefeitura também realiza o acompanhamento familiar das gestantes, promovendo o acesso a direitos e a prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito, através da divulgação de informações e orientações acerca do uso e manuseio dos repelentes.