Secretaria Municipal da Saúde oferece tratamento contra o fumo

Se você quer parar de fumar, pode procurar apoio nas unidades de saúde do município. A partir deste contato e de uma avaliação clínica, o fumante fica conhecendo o calendário dos grupos de antitabagismo oferecido pela Prefeitura por meio da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, informa a secretária de Saúde, Suzana Machado. De acordo com a psicóloga Carolina Lemos da Silva, “parar de fumar é um processo e a caminhada até lá parece difícil, mas o paciente enxerga a ponte na equipe. O grupo ajudará no processo. Os percursos e percalços são semelhantes”.

Maria Isabel Santos, 51 anos, moradora da Vila São João, é uma das frequentadoras do Grupo de Antitabagismo que reúne-se sextas-feiras pela manhã no ESF da Vila. Ela já fumou duas carteiras por dia, mas está diminuindo aos poucos, resultado do apoio do Grupo e do pedido da família. Maria participou deste processo há dois anos, porém, voltou a fumar. Agora, decidiu enfrentar a situação de novo.

A psicóloga comenta que os grupos de antitabagismo são formados por um mínimo de dez e no máximo 30 pacientes, sendo que todo o integrante passa por uma avaliação médica, onde sua história tabagística é avaliada. Também é discutido seu grau de dependência, de motivação, e sintomas consequentes do fumo, como tosse, por exemplo. Ainda são investigadas no paciente, doenças passadas ou atuais que possam interferir no tratamento, entre outros cuidados, no caso de indicação de medicamentos que também servirão de apoio para obter a melhoria na qualidade de vida.

O grupo é preparado para reunir-se durante três meses. Reuniões semanais no primeiro mês, encontros quinzenais no segundo mês e uma última reunião no terceiro. A psicóloga explica que basicamente o tema é tratado em sessões, onde o fumante precisa no primeiro momento “Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde”. A segunda sessão trata sobre “ Os primeiros dias sem fumar. No encontro seguinte é abordado “Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar e, por último, trata sobre “Benefícios obtidos após parar de fumar”.