Saúde promove evento regional que aborda tratamento contra o fumo

Cerca de 80 servidores municipais, profissionais ligados à área de Saúde, do Litoral Norte, participaram em Torres, nesta sexta-feira, 11 de agosto, de Curso de Capacitação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, promoção do Instituto Nacional do Câncer em parceria com a 18º Coordenadoria Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo do evento foi de capacitar médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais, educadores sociais, entre outros.

Durante todo o dia, nas dependências do Hotel De Rose, profissionais da região receberam orientação de quatro multiplicadores. São eles, a psicóloga Caroline Lemos da Silva e a assistente social Rosilene Motter, ambas da Prefeitura de Torres, o psicólogo Henrique Zilli, com atuação em Santo Antônio e Caraá e a nuricionista Gabriela Jurach, coordenadora regional do Programa, da 18º Coordenadoria. Todos os profissionais que participam da capacitação são servidores das unidades de saúde, seja, dos ESF’s.

Esta capacitação é um pré-requisito para a criação de novos grupos contra o tabagismo, destacou a secretária municipal de Saúde, Suzana Machado. Em Torres, até o momento, os grupos são organizados pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Com a ação, a iniciativa deve se ampliar, comenta o farmacêutico Gustavo Prates, coordenador do Núcleo. Quem deseja parar de fumar, pode procurar apoio nas unidades de saúde do município. A partir deste contato e de uma avaliação clínica, o fumante fica conhecendo o calendário dos grupos de antitabagismo oferecido pela Prefeitura.

Os grupos de antitabagismo são formados por um mínimo de dez e no máximo 30 pacientes. O grupo é preparado para reunir-se durante três meses. Reuniões semanais no primeiro mês, encontros quinzenais no segundo mês e uma última reunião no terceiro. Basicamente o tema é tratado em sessões, onde o fumante precisa no primeiro momento “Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde”. A segunda sessão trata sobre “ Os primeiros dias sem fumar. No encontro seguinte é abordado “Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar e, por último, trata sobre “Benefícios obtidos após parar de fumar”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Transparência