Saúde promove evento regional que aborda tratamento contra o fumo

Cerca de 80 servidores municipais, profissionais ligados à área de Saúde, do Litoral Norte, participaram em Torres, nesta sexta-feira, 11 de agosto, de Curso de Capacitação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, promoção do Instituto Nacional do Câncer em parceria com a 18º Coordenadoria Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo do evento foi de capacitar médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais, educadores sociais, entre outros.

Durante todo o dia, nas dependências do Hotel De Rose, profissionais da região receberam orientação de quatro multiplicadores. São eles, a psicóloga Caroline Lemos da Silva e a assistente social Rosilene Motter, ambas da Prefeitura de Torres, o psicólogo Henrique Zilli, com atuação em Santo Antônio e Caraá e a nuricionista Gabriela Jurach, coordenadora regional do Programa, da 18º Coordenadoria. Todos os profissionais que participam da capacitação são servidores das unidades de saúde, seja, dos ESF’s.

Esta capacitação é um pré-requisito para a criação de novos grupos contra o tabagismo, destacou a secretária municipal de Saúde, Suzana Machado. Em Torres, até o momento, os grupos são organizados pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Com a ação, a iniciativa deve se ampliar, comenta o farmacêutico Gustavo Prates, coordenador do Núcleo. Quem deseja parar de fumar, pode procurar apoio nas unidades de saúde do município. A partir deste contato e de uma avaliação clínica, o fumante fica conhecendo o calendário dos grupos de antitabagismo oferecido pela Prefeitura.

Os grupos de antitabagismo são formados por um mínimo de dez e no máximo 30 pacientes. O grupo é preparado para reunir-se durante três meses. Reuniões semanais no primeiro mês, encontros quinzenais no segundo mês e uma última reunião no terceiro. Basicamente o tema é tratado em sessões, onde o fumante precisa no primeiro momento “Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde”. A segunda sessão trata sobre “ Os primeiros dias sem fumar. No encontro seguinte é abordado “Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar e, por último, trata sobre “Benefícios obtidos após parar de fumar”.