Estudantes de Torres vivem um dia de prefeito

Estudantes de duas escolas municipais já participaram do projeto “Prefeito por um dia” promovido pela Diretoria da Juventude e da Secretaria e Educação. Vivenciaram o programa as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Santa Rita, do Faxinal, e a Escola Manoel Oliveira Carneiro, da Vila São João. A terceira edição será realizada no dia 11 de setembro com a participação de estudantes da Escola Mampituba.

Do Santa Rita participaram a Ane (7º ano), Gisele (8º ano) e Matheus (9º ano). Do Manoel Oliveira Carneiro, a Eduarda (7º ano), Matheus (8º ano) e mais um Matheus (9º anol). O projeto “Prefeito por um dia” tem o propósito de aproximar a Prefeitura da comunidade escolar, contribuir pra a formação da cidadania, estimular o surgimento de lideranças e mostrar a importância do Poder Executivo. Participam estudantes de todas as escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino, dos 7º, 8º e 9º anos. As duas primeiras edições ocorreram nos dias 14 e 21 de agosto.

O responsável pela Diretoriada Juventude, Sotério Júnior, explica que cada Escola participa com três prefeitos que acompanham a rotina do prefeito por um dia. Os alunos elegem os representantes do 7º, 8º e 9º anos. Ao todo serão seis edições do projeto, uma edição para cada escola, sendo que todos os eventos ocorrerão às segundas-feiras, com datas marcadas de acordo com a agenda do prefeito Carlos Souza.

A realização do projeto quer proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer um pouco mais da atuação do prefeito e toda o funcionamento da Prefeitura, com a certeza de contribuir na formação dos estudantes como um exercício de cidadania. Além de conhecerem vários setores da Prefeitura, os estudantes visitam também a Câmara dos Vereadores.

As próximas edições já estão marcadas: dia 25 de setembro participarão os três representantes da Escola Manoel Ferreira Porto, do Campo Bonito; dia 16 de outubro, a Escola Alcino Pedro Rodrigues, do bairro Predial, e no dia 30 de outubro, Zona Sul, bairro São Francisco.