Agentes comunitários recebem capacitação sobre combate ao Aedes e aleitamento materno

Agentes comunitários e enfermeiros da Secretaria Municipal da Saúde participaram nesta quarta-feira, 23 de agosto, de capacitação para colaborarem no combate ao mosquito Aedes aegypti e ainda para incentivar a amamentação. Os 50 servidores presentes integram as unidades de saúde do município. O evento ocorreu no auditório da Escola Municipal Fundamental Zona Sul durante a tarde. De acordo com a secretária Suzana Machado, a iniciativa é muito importante considerando que o agente comunitário é a porta de entrada do torrense no serviço público de saúde municipal. O evento tem o apoio da Escola do Servidor Municipal.

Conforme a coordenadora da Atenção Básica, Simone Silveira dos Santos, parte dos 40 agentes presentes foram recentemente empossados, através do concurso público, sendo necessária a capacitação e antes disto, a apresentação de alguns serviços como o CAPS- Centro de Atendimento Psicossocial, Farmácia Municipal e o Posto Central. Para tanto, os responsáveis pelos setores fizeram uma exposição sobre o serviço prestado. Presentes, Carla Quartiero, titular do CAPS; Iolanda Salgado, coordenadora da Farmácia; e Jocélia Scheffer, enfermeira responsável pelo Posto Central.

Na capacitação sobre o combate ao Aedes, o biólogo Lasier França, responsável pela Vigilância Ambiental, focou na apresentação do novo formulário preenchido pelos agentes durante a visita domiciliar. A prevenção contra os males do mosquito Aedes já foi alvo de capacitação pela Saúde. Novidade foi habilitar os agentes comunitários quanto a importância da amamentação. A ação foi incentivada por agosto ser o mês da amamentação. A nutricionista do município, Michele Pinheiro, falou da importância do aleitamento materno para bebês e mães.