Palestra sobre Guarda Municipal e Estacionamento Rotativo reúne Prefeitura, vereadores e empresários

Uma esclarecedora e oportuna palestra sobre o vínculo da Guarda Municipal e o Estacionamento Rotativo foi promovida pela Prefeitura, na manhã desta segunda-feira, 28 de agosto, dirigida aos secretários municipais, vereadores e empresários de diferentes setores. O objetivo é ampliar o diálogo sobre como organizar o trânsito na cidade, visando a democratização das vagas, contemplando o anseio dos diferentes segmento da cidade. Conforme o prefeito Carlos Souza, este encontro foi o primeiro de uma série que deve ocorrer na equação do tema em Torres.

A palestra abordou vários enfoques sobre a municipalização da segurança pública, guarda municipal e estacionamento rotativo pelo advogado Aulus Eduardo de Souza, da Fênix, empresa de estudos técnicos e consultoria, de Araranguá. Da empresa também estava presente o advogado Marcos Monteiro. Muitas foram as recomendações do palestrante para a Guarda Municipal, citando questões de planejamento e de legislação nas esferas federal, estadual e municipal, visando uma eficiente implantação do estacionamento rotativo.

O Estatuto Geral das Guardas Municipais foi bastante discutido. No leque de sua atuação encontram-se várias frentes além do patrimônio público. A GM pode atuar no patrimônio ambiental, junto aos logradouros públicos, com as pessoas e no trânsito, por exemplo. “O maior objetivo da Guarda é a prevenção e não a repressão, o guarda municipal é um agente sem caráter militarizado”, destacou o advogado. O que mais chamou a atenção dos presentes foi o atrelamento da Guarda Municipal com o Estacionamento Rotativo. Eduardo de Souza frisou que atendendo a legislação, somente servidores públicos podem aplicar multas.

Durante o evento, o prefeito Carlos Souza informou que recentemente junto a parceria da Associação dos Municípios do Litoral Norte, o município de Torres terá as câmeras de videomonitoramento funcionando em breve na cidade. Uma Central de Monitoramento está sendo organizada no quarto andar da Prefeitura com ligação direta à Brigada Militar. Esta Central será gerenciada pela Guarda Municipal e vai contar com 13 câmeras.

Assistiram a palestra que foi realizado nas dependências do Hotel De Rose, todos os secretários municipais, Procuradora-Geral do Município, os vereadores Zete, Ernando Elias, Fábio Rosa, Jacques, Jeferson e Rogerinho, vários empresários como Nasser Samhan e Eraclides Maggi, representantes de entidades como do Fórum Empresarial (Actor, AHRBS, Sermov, CDL, Sindilojas e ACIT) e da Guarda Municipal.