Prefeito e secretário em busca de recursos do Governo Federal para Torres

Com o objetivo de captar recursos para diversos projetos já encaminhados junto ao Governo Federal, o prefeito de Torres, Carlos Souza, esteve em Brasília no período de 29 a 31 de agosto, juntamente com o secretário municipal de Planejamento e Participação Cidadã, Matheus Junges, responsável também pela Secretaria de Trabalho, Indústria e Comércio.

O roteiro na capital federal incluiu reuniões nos Ministérios do Turismo, da Integração e do Desenvolvimento Social, e também em gabinetes de deputados e no Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo o prefeito, a boa notícia para o Município recebida no encontro com o Ministro do TCU, Augusto Nardes, é que Torres contará com um aumento no percentual de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a partir do próximo ano, equivalente a R$ 2 milhões. Isto se deve ao aumento populacional registrado pelo IBGE que indica que Torres tem atualmente 37565 habitantes.

No Ministério do Turismo, o encontro foi com a secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra. De acordo com o secretário Matheus Junges, são positivas as chances de liberação de recursos para os projetos como o da Rota Turística Litoral-Serra (Rota Salinas) e realização do Reveillon 2018. Também foi tema do encontro no MTur o projeto de implantação de sinalização turística em Torres.

O prefeito e o secretário também cumpriram agenda no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), onde se encontraram com Rogério Nardeli, assessor especial do Ministro Osmar Terra. A reunião teve como pauta a liberação de recursos para os projetos de ampliação do Centro de Convivência e aquisição de bens para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Já no Ministério da Integração, as pautas foram as obras de contenção do canal de drenagem que liga a Lagoa do Violão ao Rio Mampituba, entre outros projetos. O prefeito afirma que, de forma geral, as lideranças do Governo Federal indicaram a dificuldade de destinar um grande volume de verbas para o Município em virtude da meta de contingenciamento de 40% dos recursos dos Ministérios. Portanto, não existe recurso para muitos dos projetos já encaminhados.
O encontro com o deputado Federal José Otávio Germano teve como objetivo garantir emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil para obras de infraestrutura e pavimentação. O prefeito e o secretário aproveitaram ainda a oportunidade para divulgar a cidade e o 30º Festival Internacional de Balonismo que acontecerá de 27 de abril a 1º de maio de 2018, e buscar o apoio da senadora Ana Amélia Lemos para investimentos no Município.