Projeto de Planificação da Saúde deve qualificar serviço público municipal

Com o propósito de qualificar o processo de trabalho na saúde pública municipal, em breve será implantada em Torres a “Planificação da Atenção à Saúde. Por meio de maior integração, disciplina e padronização deverá se confirmar que boa gestão é mais importante do que recursos quando se trata de saúde, afirma o coordenador regional de Saúde, Cláudio Paranhos, da 18ª, que nesta sexta-feira, 1º de setembro, abordou o assunto com o prefeito Carlos Souza e a enfermeira Simone Silveira dos Santos, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Torres. Uma mudança no fluxo será promovida através de Oficinas de Capacitação para todos os profissionais da área no Litoral Norte.

A proposta de integrar a prestação de serviço resulta da indicação do CONASS- Conselho Nacional de Secretários de Saúde, aprovada pela Secretaria Estadual da Saúde e pelos 23 municípios que compõem o Litoral Norte. A primeira regional a implantar o novo processo foi a 4ª Delegacia com sede em Santa Maria. O Litoral Norte é a segunda regional a adotar o sistema. No dia 12 de setembro, terça-feira, deve ocorrer em Osório o lançamento oficial do projeto, às 8h30min no auditório da Unicnec.

Para mostrar na prática o objetivo da Planificação, o representante da 18ª exemplifica com o caso de uma gestante na comunidade. De um lado, a usuária pode ser acolhida por um agente comunitário, realizar o pré-natal e outras iniciativas até a hora do parto. E de outro lado, a mesma usuária só procurar o serviço de Saúde no fim da gestação e constatar que a gravidez é de risco. A ausência de planejamento pode prejudicar o processo. Situações como esta deverão ser eliminadas a partir do novo projeto. A importância do agente comunitário no processo foi destacada por Paranhos. A cidade de Torres já está adiantada no processo. De acordo com o prefeito, de um programa total previsto de 45 agentes, a gestão iniciou com 29 agentes e hoje tem 40, sendo que novos profissionais serão chamados.

A Planificação da Atenção à Saúde será aplicada no Litoral Norte através de Oficinas de Capacitações em Torres e Osório. Torres vai acolher profissionais de dez municípios, cerca de 700, tendo como local as dependências da Ulbra. O evento vai ocorrer dias 13 e 14 de setembro, durante a manhã e tarde. No dia 13 estarão participando os servidores da unidade de saúde da Vila São João, São Jorge e Curtume. No dia 14, de Rio Verde, São Brás e São Francisco. Nos dias de realização da Oficina os ESF’s participantes não funcionarão. Dentro deste projeto, servirá a unidade de saúde da Vila São João como modelo.