Prefeitura e Peva encaminham ações no Município

O prefeito Carlos Souza recebeu na tarde desta segunda-feira, 18 de setembro, o gestor do Parque Estadual de Itapeva, Paulo Carlos Grübler, e a técnica ambiental Danubia Nascimento, para tratarem de várias questões pontuais ambientais. Como resultado, entre os encaminhamentos, deverá ocorrer em breve reunião dos técnicos que elaboram o Plano Diretor com entidades ligadas ao meio ambiente, como o PEVA. O encontro foi acompanhado pela secretária de Meio Ambiente e Urbanismo, Eliana Machado.

Pensando no movimento do verão, o gestor apresentou sugestões para melhorar a mobilidade urbana, como um novo itinerário para entrada e saída da cidade e a implantação de uma extensa ciclovia. Ainda tratando da temporada, a presença de veículos na Praia de Fora também foi abordada.

Para o prefeito Carlos Souza, é importante a parceria da Prefeitura com as lideranças de diferentes áreas para encaminhamento de ações no Município. Ainda neste encontro, o prefeito apresentou iniciativas positivas que ocorreram nos últimos meses com relação ao acolhimento do lixo extra domiciliar, destacando, porém, a insistência de muitos em descartarem os resíduos em terrenos próximos ao Parque do Balonismo, ao invés de utilizarem o PEV- Ponto de Entrega Voluntárias no Horto da Corsan. Na tentativa de viabilizar a questão, foi solicitado ao PEVA o licenciamento de área junto ao Parque para funcionar como transbordo.

A viabilidade econômica do Plano de Uso Público do Parque também foi abordada na reunião. O gestor do Parque pediu o apoio político do prefeito para sua concretização. O Plano é o documento que apresenta as regras para visitação, atividades e serviços que serão praticados na unidade de conservação e necessita da atuação público privada para sua realização, destacou o gestor. O trabalho visa possibilitar o benefício social e econômico dentro da viabilidade ambiental.

O Plano de Uso do Peva é coordenado pelo Instituto Curicaca, através de um Termo de Ajustamento de Conduta aplicado ao Condomínio Ocean Side (empresa Arcadia), pelo Ministério Público, onde a Secretaria Estadual do Meio Ambiente foi a beneficiada.