Projeto Envelhe Ser promove concurso de redação sobre violência contra os idosos

O projeto Envelhe Ser é um projeto social promovido pela Secretaria Municipal da Assistência Social e Direitos Humanos através do CREAS, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.A iniciativa pretende desenvolver ações de prevenção e combate à violência contra o idoso através de um concurso de redação nas escolas municipais, trazendo a reflexão sobre a cultura de valorização da pessoa idosa. O projeto será aplicado nos dias 3 e 5 de outubro, nesta terça e quinta-feira, nas Escolas Municipais Manoel Ferreira Porto e Zona Sul, respectivamente, com as turmas de 8° e 9° ano.

O projeto foi idealizado pela acadêmica de Serviço Social da Ulbra Torres Fabiana da Rosa Leffa. Os resultados serão divulgados na 5° Amostra de Arte no 4° Encontro Municipal da Pessoa Idosa, a ser realizado no dia 17 de novembro de 2017 na SAPT, a partir das 13:30hs.O gênero escolhido para produção da redação será um texto dissertativo que expresse opinião sobre o tema, buscando sensibilizar o aluno/comunidade no processo de envelhecer com qualidade, sendo essa uma ação potencial na prevenção de situações de violação de direitos.

O texto deverá conter título e apresentado em uma lauda de 20 (vinte) a 25 (vinte e cinco) linhas. A comissão avaliadora é formada por quatro representantes, oriundos da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos; da Universidade Luterana do Brasil – Ulbra e a idealizadora do Projeto. Serão escolhidas duas redações, sendo uma por escola.

As redações vencedoras serão publicadas na 3ª edição Cartilha do Idoso, produção de iniciativa da Prefeitura Municipal de Torres, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. A premiação será realizada na 5ª Mostra de Artes, especificamente no 4° Encontro Municipal da Pessoa Idosa, que ocorrerá no dia 17 de novembro de 2017 na SAPT a partir das 13h30min. Os vencedores e suas produções serão divulgados em matéria no site oficial da Prefeitura Municipal de Torres. Abaixo, o regulamento do concurso na íntegra.

Regulamento Concurso de Redação
Projeto EnvelheSER

1.DO TEMA
EnvelheSER
2.DA MODALIDADE
O gênero escolhido para produção da redação será um texto dissertativo que expresse opinião sobre o tema.
3. DO OBJETIVO
Esta redação tem como objetivo propor uma reflexão acerca do tema abordado, buscando sensibilizar o aluno/comunidade a um novo olhar sobre a pessoa idosa e o processo de envelhecer com qualidade, sendo essa uma ação potencial na prevenção de situações de violação de direitos.
4. DO PÚBLICO ALVO
Este concurso de redação destina-se aos alunos do 8° e 9° ano das Escolas Municipais: Zona Sul e Manoel Ferreira Porto.

5. DAS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DA REDAÇÃO

A redação deverá conter: nome, idade, nome da escola e turma.
O texto deverá conter, obrigatoriamente, título, sob pena de desclassificação, e deverá ser apresentado em uma lauda de 20 (vinte) a 25 (vinte e cinco) linhas.
O texto não pode fugir do tema proposto, sob pena de desclassificação.
O aluno poderá utilizar somente caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

6. DA COMISSÃO AVALIATIVA
6.1 Será formada uma comissão de avaliação, composta por quatro (04) representantes:
Um (01) representante da Secretaria Municipal de Educação;
Um (01) representante da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos;
Um (01) representante da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA;
Uma (01) Estagiária de Serviço Social (idealizadora do Projeto);

6.2. Essa comissão será indicada por cada instituição/órgão sendo necessário que o nome sugerido tenha vinculação com a atividade proposta, os mesmos serão comunicados mediante envio de ofício.
6.3 A comissão realizará a avaliação e escolha da redação em assembleia única a realizar-se no dia 09 de outubro as 14hs no Campus Ulbra Torres, sala 322, 3° andar.

7. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
7.1 Serão escolhidas duas (02) redações sendo uma por escola.
7.2 Adequação ao tema, entendida com a conformidade obrigatória entre o texto e o tema proposto neste regulamento;
7.3 Qualidade da redação. Serão observadas a correção gramatical, a objetividade, a criatividade e ortografia, a concordância, a organização e a conclusão da ideia.
7.4 Originalidade e ineditismo. O texto não poderá ter sido publicado em quaisquer mídias ou participando de concursos anteriores;
7.5 A redação deverá ser manuscrita em Língua Portuguesa, pelos estudantes que estarão concorrendo ao prêmio, contendo entre 20 (vinte) e 25 (vinte e cinco) linhas.
7.6 A redação deverá conter um título, retratando a mensagem principal apresentada no texto.
7.7 O texto apresentado deverá ser desenvolvido de forma a contemplar a
apresentação das ideias, o desenvolvimento destas e uma conclusão.
7.8. A redação será desconsiderada caso não tenha coerência com o tema e/ou for ilegível.
7.9. Só serão consideradas as redações manuscritas pelos estudantes.
7.10 A cada critério acima descrito será atribuído o valor de 1,0 ponto exceto o item 7.3 que terá peso 2,0. A somatória terá peso 10, sendo a nota critério classificatório.
7.11 Em caso de empate por igual pontuação, será realizado um sorteio

8. DA PREMIAÇÃO
8.1 As redações vencedoras serão publicadas na 3ª edição Cartilha do Idoso, produção de iniciativa da Prefeitura Municipal de Torres, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.
8.2 A premiação será realizada na 5ª Mostra de Artes, especificamente no 4° Encontro Municipal da Pessoa Idosa, que ocorrera no dia 17 de novembro de 2017 na SAPT a partir das 13:30hs.
8.3 Os vencedores e suas produções serão divulgados em matéria no site oficial da Prefeitura Municipal de Torres. www.torres.rs.gov.br