Geoparque Cânions do Sul recebe lideranças da Unesco e Geopark Arouca de Portugal

No último final de semana, foi dado mais um importante passo para a consolidação do Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul e para o desenvolvimento integrado da região. A convite do consórcio intermunicipal responsável pelo Projeto, o professor Artur Sá, coordenador científico do Arouca Geopark Mundial da Unesco, de Portugal, e Elizabeth Silva, Coordenadora do Fórum Português de Geoparques Mundiais da Unesco, cumpriram roteiro na região visitando algumas cidades e compartilhando conhecimento sobre o que são os geoparques e sobre a trajetória a ser constrúida para que o Projeto tenha sucesso.

O Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul é formado por sete municípios: Cambará do Sul, Mampituba e Torres, no Rio Grande do Sul, Jacinto Machado, Praia Grande, Morro Grande e Timbé do Sul, em Santa Catarina. A iniciativa busca o reconhecimento da região como um dos Geoparques Mundiais da Unesco.

No sábado, dia 07, depois de visitarem o Parque Nacional dos Aparados da Serra, os convidados foram recepcionados no Restaurante Casa Nossa, em Praia Grande, para uma reunião almoço em que estavam presentes o prefeito de Praia Grande, Henrique Maciel, acompanhado pela primeira-dama Josiane Maciel, o prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava, o prefeito de Torres, Carlos Souza, acompanhado da primeira-dama Susi Rosa Souza, a secretária de esporte e turismo de Praia Grande, Ana Lúcia Lima e os proprietários da empresa Geodiversidade, Flávia Lima e Jean Vargas.

Na ocasião, Artur e Elizabeth apresentaram sua visão geral sobre o território Caminhos dos Cânions do Sul. Quando questionados sobre nossos potenciais como região aspirante, disseram que temos todas as condições de adquirirmos o selo da Unesco, seja pelos aspectos geológicos, históricos e culturais, bem como pela governança, organização e gestão dos trabalhos, desde que as ações preconizadas pelo Programa Internacional das Geociências e Geoparques sejam efetivadas no território.

Após o almoço, a comitiva seguiu para o auditório da CEPRAG, em Praia Grande, onde os convidados ministraram uma palestra aberta à comunidade da região. A palestra contou com cerca de 60 pessoas, incluindo guias turísticos, comerciantes e lideranças regionais. Na abertura do encontro, o prefeito de Praia Grande, Henrique Maciel, presidente do consórcio intermunicipal, destacou que “começa agora uma nova fase para o Geoparque e para o desenvolvimento da região”, baseada na colaboração entre todos os envolvidos para fazer este Projeto acontecer.

Na sua palestra, Eizabeth Silva lembrou que, atualmente, existem 127 Geoparques Mundiais da Unesco em 35 países, sendo que no Brasil, existe apenas um, o Geoparque Araripe, no Ceará. Segundo ela, “os geoparques visam trazer reais benefícios para as populações, gerando novas oportunidades de emprego e ideias inovadoras, que permitam um desenvolvimento sustentável nos próximos anos”. Elizabeth destacou ainda que devem ser valorizados todos os aspectos do patrimônio local.

O professor Artur Sá ilustrou a jornada a ser construída para promover o Geoparque Cânions do Sul, baseado na sua experiência com o Arouca Geopark Mundial da Unesco, em Portugal. Consolidar um geoparque “é uma odisséia de paixão”, destacou. “Geoparque é uma estratégia de desenvolvimento regional feita com as pessoas e para as pessoas. Falar em Geoparque é falar das memórias da Terra. Não basta participar, temos que nos envolver porque isso é nosso e é para as próximas gerações também”, frisou o professor.

O roteiro encerrou na manhã de domingo, dia 08, quando Artur e Elizabeth estiveram em Torres para conhecer as formações geológicas do Parque da Guarita e logo após, seguiram para almoço no Restaurante Souza, onde puderam apreciar a culinária local.