Técnicos da Prefeitura participam do 1º Seminário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Com o propósito de tratar sobre a política pública brasileira de segurança alimentar e nutricional, foi realizado nessa quarta-feira, 25 de outubro, o 1º Seminário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Torres com a presença das Secretarias Municipais envolvidas: Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Desenvolvimento Rural e Pesca, Educação e Saúde. Também presente, técnicos da Emater. A promoção é do Observatório Socioambiental em Segurança Alimentar e Nutricional, ligado à UFRGS com apoio, entre outros, da Prefeitura de Torres.

Foi a professora da UFRGS, Brizabel da Rocha, que milita em prol de uma política pública de segurança alimentar e nutricional desde 1993, que apresentou o projeto. O objetivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário será aplicado via Universidade. Para evidenciar a agilidade no processo, estão programados seminários, cursos, oficinas e outras iniciativas. Esta é a primeira grande ação em Torres, que pode ser definida como uma reunião de sensibilização para o município aderir ao SISAN- Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Combater a fome, ampliar o acesso à água, fortalecer a agricultura familiar são algumas das prioridades do MDSA.

Qualificar os gestores e organizações da sociedade civil, identificando ações realizadas, lacunas e perspectivas de operacionalização também são objetivos do evento que foi realizado no Salão do Lions Club, no bairro Stan. Na programação, constou o histórico, conceitos e informações sobre o Sistema e o passo a passo para adesão do município ao SISAN.

Entre os presentes estavam o chefe de gabinete, Hélio Matos; representando o prefeito Carlos Souza, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Neusa Carlo; a secretária de Saúde, Suzana Machado; o secretário de Desenvolvimento Rural e Pesca, José Vanderlei Brocca, o responsável local da Emater, Jânio Pintos, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres, José Matos; e nutricionistas da Prefeitura.