Sucesso: 1ª EXPO TORRES tem balanço positivo

A 1ª EXPO TORRES terminou no sábado, 11 de novembro, com balanço positivo feito pela Prefeitura e Sebrae e confirmado pela presença do público. A programação da Feira de Oportunidades contou com palestras, mesa de debates para diferentes segmentos, rodada de negócios, encontro de secretários da área, workshops, intervenções culturais e artísticas, além de comercialização dos produtores de artesanato, agricultura familiar, moda, decoração, móveis, entre outros. A iniciativa alcançou o objetivo de fomentar todos os segmentos da economia local. O evento começou na quarta-feira, dia 8, com atividades realizadas no ex-Centro Municipal de Cultura.

Para o prefeito Carlos Souza, “as pessoas precisam conhecer a força da nossa terrra. A EXPO TORRES é só o começo. É fundamental apoiar os produtores locais para fortalecer a economia da cidade e é isto que estamos fazendo. Estamos oferecendo qualificação, facilitando a abertura de empresas e oferecendo espaço para a exposição e comercialização de tudo o que tem de melhor em Torres”, acentuou. A Prefeitura ainda não concluiu o levantamento sobre o volume de vendas e o de negócios concretizados. O que se sabe é que todos saíram satisfeitos quanto a realização do evento, destacou o secretário municipal de Planejamento e Indústria e Comércio, Matheus Junges, salientando que o produtor torrense foi identificado e valorizado.

O ex-Centro Municipal de Cultura, localizado na esquina da Rua José Antonio Picoral com a Rua XV de Novembro, foi totalmente reformado para o evento surpreendendo a todos pela sua beleza e funcionalidade. Além dos negócios, o espaço sediou muito da cultura local. O encerramento da EXPO ocorreu com uma bonita apresentação do projeto MusiArt no sábado à noite, dia 11 de novembro. Entre as atividades culturais e artísticas destacaram-se a presença do mágico Raimini, do CTG Querência das Torres, o “Sarau Café com Poesia e o bate-papo com a editora da revista torrense “Penélope”, Silvia Martins Wasun, com o título “Mulheres que brilham”.

Nas estandes da produção rural, os participantes elogiaram o evento. “Para nossa associação, a Afarve, foi importante participar do evento, disse Sueli da Rosa Santos, presidente da entidade. As vendas superaram as expecttivas no “Café Rural”. O ponto também serviu para divulgar os produtos do Rio Verde. Os legumes e frutas dos produtores da João XXIII, do Barro Cortado, as orquídeas da Orquisel e os equipamentos da Colônia de Pescadores também tiveram boa procura. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural e Pesca, o pessoal gostou da organização do evento. Quem fez questão de comprar produtos orgânicos foi a atendente de farmácia, Clarice Veronez, que levou para casa uma sacola de legumes. “Estou mudando minha alimentação, buscando me alimentar com produtos mais naturais”.

Para Naira Ferreira, secretária da Associação dos Artesãos de Torres, TorresArt, a EXPO TORRES foi uma boa iniciativa do poder público em valorizar a produção local e proporcionar um espaço que merecia ser revitalizado. “É a oportunidade dos torrenses conhecerem o que de melhor é feito em nosso município”. Além de Naira ter participado de estande na Feira, ainda assistiu as palestras com o Sebrae, para aumentar sua capacitação. “Que venham outros eventos com esta mesma qualidade”, concluiu a artesã.