Grafite foi tema de oficina em Torres

Neste último domingo, 12 de novembro, foi realizado o projeto 1ª Oficina de Grafite – Arte na Pista, desenvolvido na pista de skate da praça Pinheiro Machado. A iniciativa foi organizada pela loja New Gueto com o apoio da Prefeitura Municipal de Torres, Redemac Bomagg, Cubo Mágico, Kirra Fitness e Infinity Imobiliária Digital. A ação envolveu crianças carentes e teve o apoio do grafiteiro Vilson, do Dj Karru e voluntários.

A oficina abrangeu o conhecimento sobre arte, com o propósito de que os alunos, transformem seu ambiente num lugar criativo e interessante, através do trabalho com várias formas de expressões artísticas, bem como o debate da questão do coletivo/individual. A Oficina tratou de desenho, técnicas de desenho, paisagem, grafite, escala tonal, jogos de luz e sombra.

Conforme os organizadores, a Arte Grafite, Grafiti, Graffiti ou Aerosol Art é uma expressão artística estética que utiliza como meio a lata de spray e se desenvolve no ambiente urbano refletindo a rua. A Arte Grafite Hip Hop difere de Arte Mural, de Aerografia em muros e dos Afrescos. Os temas são outros, as técnicas também. Coube aos brasileiros, uma inovação: a introdução da tinta látex na feitura do Grafite Hip Hop. Americanos e europeus nunca imaginaram utilizar esta tinta em seus trabalhos.

Mesmo que de maneira não definitiva e ainda repleta de arestas, a Arte Grafite é dividida em “Grafite Hip Hop” e o “Grafite Acadêmico”. No primeiro, os elementos presentes são as letras e as personagens caricatas presentes em um cenário com influências fortes dos quatro elementos da Cultura Hip Hop (DJ, Breakdance, MC e Graffiti) e o uso predominante da tinta spray. Na segunda, estão as “máscaras” (stencil art) e dos Murais, sendo geralmente, praticadas por pessoas que não possuem vínculos com a Cultura Hip Hop e sim das escolas de Arte e autodidatas e boêmios.