Acertada ação conjunta do PEVA e Prefeitura para fiscalizar Estrada do Normélio e arredores

Na tarde da última terça-feira, 21 de novembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo se reuniu com o gestor do PEVA- Parque Estadual de Itapeva, Paulo Grübler, para discutir sobre a possibilidade das instituições se integrarem para ações em relação ao descarte de resíduos na área do Parque e seu entorno. Ficou acordado que a fiscalização será intensificada por ambas as instituições, inclusive fora dos horários convencionais, já que há relatos de descartes noturnos e fins de semana.

A Prefeitura Municipal tem realizado limpezas frequentes no local, mas no dia seguinte já é possível perceber novos focos de disposição de lixo. Historicamente existem problemas no local, em especial junto a Estrada do Normélio, com descartes irregulares de lixo, entulho, móveis e restos vegetais. Segundo o gestor da unidade de conservação, “o descarte de resíduos neste local é altamente prejudicial ao Parque, em especial no verão, pois aumenta o risco de incêndios que podem atingir a unidade”.

Conforme a secretária do Meio Ambiente e Urbanismo, Eliana Machado, “estaremos intensificando a fiscalização e contaremos com o apoio dos guardas-parque do PEVA. Além da questão ambiental, tem o problema sanitário com o acúmulo de lixo e, por isto, os moradores precisam auxiliar, denunciando quem está jogando lixo no local”, conclui. Caso alguém seja flagrado, poderá haver a apreensão do veículo ou carroça, lavratura de auto de infração e envio de denúncia ao Ministério Público Estadual para providências no âmbito criminal.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Transparência