Acertada ação conjunta do PEVA e Prefeitura para fiscalizar Estrada do Normélio e arredores

Na tarde da última terça-feira, 21 de novembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo se reuniu com o gestor do PEVA- Parque Estadual de Itapeva, Paulo Grübler, para discutir sobre a possibilidade das instituições se integrarem para ações em relação ao descarte de resíduos na área do Parque e seu entorno. Ficou acordado que a fiscalização será intensificada por ambas as instituições, inclusive fora dos horários convencionais, já que há relatos de descartes noturnos e fins de semana.

A Prefeitura Municipal tem realizado limpezas frequentes no local, mas no dia seguinte já é possível perceber novos focos de disposição de lixo. Historicamente existem problemas no local, em especial junto a Estrada do Normélio, com descartes irregulares de lixo, entulho, móveis e restos vegetais. Segundo o gestor da unidade de conservação, “o descarte de resíduos neste local é altamente prejudicial ao Parque, em especial no verão, pois aumenta o risco de incêndios que podem atingir a unidade”.

Conforme a secretária do Meio Ambiente e Urbanismo, Eliana Machado, “estaremos intensificando a fiscalização e contaremos com o apoio dos guardas-parque do PEVA. Além da questão ambiental, tem o problema sanitário com o acúmulo de lixo e, por isto, os moradores precisam auxiliar, denunciando quem está jogando lixo no local”, conclui. Caso alguém seja flagrado, poderá haver a apreensão do veículo ou carroça, lavratura de auto de infração e envio de denúncia ao Ministério Público Estadual para providências no âmbito criminal.