Nota Informativa – Esclarecimento sobre Meningite em Torres

Com o compromisso de manter a população informada, a Prefeitura de Torres vem esclarecer sobre a suspeita de meningite:

Salientamos que em Torres até hoje (11/12/17), tivemos cinco casos suspeitos de meningite, sendo 2 casos de moradores de Torres e outros 3 casos de outros municípios, mas atendidos no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes. Destes 2 casos de moradores de Torres, foi confirmado apenas 1 como Meningite por Streptococcus pneumoniae. Caso este que, segundo orientação do Ministério da Saúde, não é necessário que se faça quimioprofilaxia dos contatos (medicação para pessoas expostas diretamente às secreções do paciente).

Sabemos que a população em geral se preocupa com os fatos, por isto, esclarecemos que não há motivos maiores para preocupação e orientamos quanto aos cuidados, prevenção e medidas de controle.

A melhor forma de evitar desenvolver Meningite Pneumocócica é através da vacinação contra a meningite, que esta incluída no calendário de vacinação da criança. Isto porque a doença não pode ser transmitida de uma pessoa infectada para outra saudável, já que a bactéria não provoca sintomas, mesmo quando está presente no organismo.

A Vigilância Epidemiológica do Município está atenta a possíveis suspeitas e realizando todos os procedimentos necessários segundo as orientações do Ministério da Saúde.

Suzana Cristina Machado

Secretária de Saúde de Torres

Renan Emerim Monteiro

Vigilância Epidemiológica de Torres

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Skip to content