Prefeitura de Torres qualifica a educação implantando novo sistema de ensino

Uma revolução na educação pública em Torres. É isto que deve acontecer com a implantação do Sistema de Ensino Aprende Brasil, a partir de 2018, nas escolas municipais de Ensino Fundamental. O Sistema que já trouxe excelentes resultados para escolas públicas e particulares em diversas cidades do país foi oficialmente apresentado aos professores na manhã da última quarta-feira, dia 27 de dezembro, no Centro de Eventos da APAE de Torres, durante a cerimônia “A Arte de Fazer Educação”, realizada pela Secretaria Municipal de Educação.

As primeiras informações sobre esta mudança foram apresentadas pela coordenadora pedagógica regional do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Sirley Golemba Costa, da Editora Positivo. De acordo com Sirley, o Sistema de Ensino Aprende Brasil é muito mais do que apenas novos livros para os alunos. O Sistema completo que será implantado em Torres compreende material didático individual atualizado para o aluno a cada bimestre, ampla capacitação para os professores, plataforma de ensino online, Sistema de Avaliação dos Alunos e Sistema de Avaliação da Gestão da Educação no Município. A coordenadora destaca ainda que a mudança vai permitir um “Raio X” efetivo do processo de aprendizagem de cada aluno, possibilitando que sejam corrigidas possíveis deficiências neste processo para que o aluno realmente aprenda.

Para o prefeito Carlos Souza, a mudança trará grandes benefícios para alunos, pais e professores, que estarão completamente integrados com o novo Sistema de Ensino. “Os pais terão a possiblidade de acompanhar todo o desenvolvimento dos seus filhos e de estarem ainda mais próximos dos professores e da escola, utilizando também a tecnologia favor da educação”, destacou o prefeito. Segundo Carlos Souza, outro benefício do Sistema da Positivo é a equidade educacional, considerando que todos os alunos da rede pública municipal receberão a mesma qualidade no ensino.

Entre os municípios com demandas educacionais semelhantes a Torres, o Sistema Aprende Brasil já foi implantado com sucesso em cidades litorâneas como Governador Celso Ramos e Navegantes, em Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, outro bom exemplo das melhorias acarretadas com o Sistema da Positivo é a cidade de Carlos Barbosa em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) atualmente é referência na região. Excelentes resultados são apresentados também em cidades do interior de São Paulo, em que o IDEB, por exemplo, passou de 3.8 para 8.2, no período de 10 anos após a implantação do Sistema da Positivo. O próximo passo da implantação do Sistema em Torres é a capacitação para os professores que será realizada nos dias 14 e 15 de janeiro.