Prefeitura começa a instalar lâmpadas de LED na orla de Torres

Cerca de 200 luminárias de LED serão colocadas na orla de Torres, entre a Prainha e o Rio Mampituba. O trabalho iniciou na manhã desta quarta-feira, 14 de fevereiro, sendo acompanhado pelo prefeito Carlos Souza, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Davino Lopes, e o presidente da Câmara de Vereadores, Fábio da Rosa. As lâmpadas de LED possuem maior luminosidade, garantindo mais segurança para a população. Além disso, possuem maior durabilidade, são mais ecológicas, diminuem a manutenção e tem maior durabilidade. Para o prefeito, a intenção é oferecer mais segurança e economia no município.

Conforme o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, esta é a primeira via pública iluminada com LED pela administração municipal. As lâmpadas de vapor de sódio 400 watts até agora existentes no local, estão sendo substituídas pelas de LED. Além de baixar o custo de consumo por lâmpada, que de R$ 46 passa para R$ 13, todas serão reaproveitadas em outros pontos da cidade. Vão garantir uma economia anual de no mínimo R$ 55 mil ao ano. A unidade de potência das novas lâmpadas é a mesma das existentes hoje.

Os postes ainda serão padronizados. Na Praia dos Molhes alguns são de cimentos, com a iniciativa, serão substituídos por galvanizados como ocorre na Prainha. Além de todos os benefícios já conhecidos com a instalação destas lâmpadas, o secretário lembra que o sistema agora é individual, ao contrário de antes que era um só comando, dando origens aos apagões, quando uma só lâmpada queimava. A modernização da iluminação pública que hoje se inicia em Torres deixará a orla ainda mais clara, pois as lâmpadas de vapor de sódio tem tonalidade laranja, ao contrário da LED que é branca.