Grupo de Trabalho avalia ações educativas e de fiscalização de veículos na faixa de praia

O grupo de trabalho formado por representantes da Prefeitura de Torres, Brigada Militar/Batalhão Ambiental, Parque Estadual da Itapeva, ONG Instituto Curicaca e Conselho Municipal do Meio Ambiente, realizou na semana passada, dia 19 de fevereiro, uma avaliação quanto às ações educativas e de fiscalizações referentes ao trânsito de veículos nas praias de Torres.

Na reunião identificou-se os aspectos positivos, as demandas e os desafios a serem vencidos e ainda foram definidos os próximos passos a serem implementados. Entre os pontos positivos destaca-se o trabalho conjunto das entidades, a boa receptividade de grande parte dos usuários/banhistas e a redução de veículos na faixa de areia em relação aos anos anteriores e o fechamento de diversos acessos clandestinos ao longo da orla do município.

De acordo com o grupo de trabalho, o principal desafio ainda é a mudança cultural daqueles usuários que apesar de minoria, ainda insistem em acessar a praia com veículos, o que muitas vezes resulta em vandalismo dos fechamento e da sinalização, porém, o grupo foi unânime quanto a necessidade de que as ações tenham continuidade de um planejamento a curto, médio e longo prazo.

As Secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo e de Obras e Serviços Públicos continuarão atuando no monitoramento dos acessos clandestinos e na manutenção da sinalização, priorizando a educação dos usuários e nos casos em que a legislação ambiental e de trânsito foram descumpridas, os órgãos ambientais e a Brigada Militar atuarão no âmbito de suas atribuições.

O grupo destaca ainda que as praias continuam de uso público e o que está sendo restringido é o acesso de veículos automotores, face aos problemas ambientais como a contaminação de areia com resíduos automotores, perturbação de aves e outros animais, além dos riscos de atropelamentos de animais, pessoas, especialmente crianças. Outro aspecto importante, é que cada praia possui pelo menos um acesso operacional, os quais estão sinalizados e devem ser mantidos livres para que bombeiros, ambulância e veículos autorizados possam acessar a faixa de areia e prestar seus serviços.