Álbum de Figurinhas contribui para a socialização dos usuários do SCFV

Com o objetivo de exercitar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, a Prefeitura de Torres realiza projeto de grande importância afetiva para os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Trata-se de projeto de álbum de figurinhas, que além de fazer o colecionador brincar, ainda oferece dez qualidades importantes para o seu dia a dia, a começar pela troca de adesivos.

Cerca de 50 crianças, a maioria dos bairros Guarita, São Jorge e Getúlio Vargas participam do Núcleo do Serviço. Desde março, o grupo trabalha com o álbum que tem um total de 66 figurinhas, 16 delas, as especiais, mais difíceis. Como tema, os trabalhos realizados no SCFV, principalmente as fotos dos espetáculos. Estes usuários se reúnem às segundas e sextas-feiras, se organizando em grupos a partir de faixas etárias. Através das brincadeiras, os participantes vão fortalecendo as relações familiares e comunitárias, contando sempre com o apoio das assistentes sociais Gabriela e Vanessa, dos educadores sociais Jamila, Elisama, Diovane e Melette, da estagiária Fernanda, e da servidora Vera Lúcia.

De acordo com a idealizadora do projeto, a educadora social, Jamila Conforti Rodrigues, com esta atividade pretende-se fortalecer a autoestima, através do brincar. Ela destaca que através da iniciativa, é aprimorado o relacionamento em grupo e os laços familiares, contribuindo desta forma, para o efetivo exercício da cidadania. Também se conscientiza os jovens sobre as novas perspectivas de vida.

São estas as dez qualidades que as crianças e adolescentes encontram quando utilizam o álbum: paciência, concentração, despertar a curiosidade, coordenação motora, poupar, hobby, relacionamento, negociação, justiça e organização. O trabalho ainda tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e de autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos seus interesses, demandas e potencialidades desta faixa etária. O SCFV fica na Av. Castelo Branco, 3431.