Moradores atestam sucesso da ação do Bota-Fora no bairro Getúlio Vargas

Mais de 100 toneladas de entulhos devem ser recolhidos na ação do Bota-Fora iniciado nesta quinta-feira, 5 de abril, no bairro Getúlio Vargas, com continuidade nesta sexta-feira. Muitas ruas contaram com vários amontoados de lixo à espera do recolhimento.O propósito é o de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti por meio de lixo que possam acumular água parada. Cinco caminhões, duas retroescavadeiras e cerca de 25 servidores daPrefeitura participam da operação que iniciou às 7h30min e se estendeu às 17h.

Com o objetivo de eliminar os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde e servidores de outras três Secretarias envolvidas passaram nos imóveis do bairro recolhendo o material e colocando nos caminhões. Saúde, Obras e Serviço Públicos, Meio Ambiente e Urbanismo e Secretaria do Desenvolvimento Rural e Pesca são as pastas envolvidas.

Conforme o diretor de Vigilância Ambiental, biólogo Lasier França, além do recolhimento dos resíduos, a ação também tem o objetivo de orientar os moradores sobre a importância de eliminar possíveis focos do mosquito. De acordo com a Secretaria de Saúde, o bairro Getúlio Vargas é o mais infestado de focos de larvas de mosquito. Segundo dados do Ministério da Saúde, 80% dos casos são provenientes de residências. O vice-presidente da Associação dos Moradores do Bairro, Ademir Boaventura, aprovou a iniciativa e sugeriu que a operação volte a ocorrer depois da aplicação em outros bairros.

O próximo “Bota-Fora” deve acontecer no bairro Guarita, na primeira quinzena do mês de maio, com data a ser confirmada. Será feita a visita nas residências para identificar possíveis focos e informar a população sobre as formas de prevenção. Os moradores do bairro que precisem se desfazer de algum tipo de material, devem colocá-lo na calçada para serem recolhidos.Este bairro também é um dos que apresentam grande número de focos de larvas do Aedes aegypti.