Moradores atestam sucesso da ação do Bota-Fora no bairro Getúlio Vargas

Mais de 100 toneladas de entulhos devem ser recolhidos na ação do Bota-Fora iniciado nesta quinta-feira, 5 de abril, no bairro Getúlio Vargas, com continuidade nesta sexta-feira. Muitas ruas contaram com vários amontoados de lixo à espera do recolhimento.O propósito é o de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti por meio de lixo que possam acumular água parada. Cinco caminhões, duas retroescavadeiras e cerca de 25 servidores daPrefeitura participam da operação que iniciou às 7h30min e se estendeu às 17h.

Com o objetivo de eliminar os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde e servidores de outras três Secretarias envolvidas passaram nos imóveis do bairro recolhendo o material e colocando nos caminhões. Saúde, Obras e Serviço Públicos, Meio Ambiente e Urbanismo e Secretaria do Desenvolvimento Rural e Pesca são as pastas envolvidas.

Conforme o diretor de Vigilância Ambiental, biólogo Lasier França, além do recolhimento dos resíduos, a ação também tem o objetivo de orientar os moradores sobre a importância de eliminar possíveis focos do mosquito. De acordo com a Secretaria de Saúde, o bairro Getúlio Vargas é o mais infestado de focos de larvas de mosquito. Segundo dados do Ministério da Saúde, 80% dos casos são provenientes de residências. O vice-presidente da Associação dos Moradores do Bairro, Ademir Boaventura, aprovou a iniciativa e sugeriu que a operação volte a ocorrer depois da aplicação em outros bairros.

O próximo “Bota-Fora” deve acontecer no bairro Guarita, na primeira quinzena do mês de maio, com data a ser confirmada. Será feita a visita nas residências para identificar possíveis focos e informar a população sobre as formas de prevenção. Os moradores do bairro que precisem se desfazer de algum tipo de material, devem colocá-lo na calçada para serem recolhidos.Este bairro também é um dos que apresentam grande número de focos de larvas do Aedes aegypti.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Transparência