Tudo o que você precisa saber sobre o 30º Festival Internacional de Balonismo

Veja o mapa dos acessos ao parque

Começa nesta sexta-feira, dia 27 de abril, o 30º Festival Internacional de Balonismo, que segue até a próxima terça-feira, dia 1º de maio. O Festival é considerado o maior evento deste tipo na América Latina. Estarão presentes pilotos de balões de diferentes países e de vários pontos do Brasil. Já estão confirmados 65 pilotos, com número recorde de balões em Torres. O evento é uma realização da Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e Air Show, empresa responsável pela organização técnica. Conta com o patrocínio da Pinho Veículos, Corsan, Governo do Estado e apoio da Moleca e da Associação dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Torres. A abertura oficial do Festival acontece nesta sexta-feira, às, no Pórtico de entrada do Parque de Balonismo.

Toda a cidade já vive o clima do Festival. A última edição do evento atraiu cerca de 300 mil pessoas. Para o prefeito Carlos Souza, o evento promete ser mais um sucesso. “A exemplo da edição do ano passado, em que tivemos o maior público registrado na história do Festival, este ano, a Prefeitura de Torres está preparando mais uma grande festa para marcar esta edição histórica dos 30 anos”, afirma o prefeito Carlos Souza. Segundo ele, o Festival também é uma forma de movimentar a economia e o turismo da região. “O nosso município vem se consolidando como Capital Nacional do Balonismo. Tramita no Congresso Nacional um Projeto de Lei que deve conferir este título à Torres. Com certeza, esta é uma edição especial, afinal, são 30 anos ininterruptos gerando vagas de emprego, renda e desenvolvendo a economia da região”, afirma. A estimativa de retorno para a economia local é dez vezes maior do que o investimento no evento.

De acordo com o presidente da Air Show Sports, Bruno Schwartz, o 30º Festival de Balonismo deve ser um grade sucesso. “A maioria dos campeões brasileiros estará presente para disputar o título tão cobiçado de Campeão do Festival com a participação de pilotos vindo da Argentina, Chile, Columbia, Espanha e França”, afirma Bruno.

Além dos balões e shows, principais atrações do Festival, muitas outras atividades vão atrair grande público como ocorre em todas as edições do Balonismo. Também serão destaques a programação da Tenda Cultural, Tenda Esportiva, Feira de Artesanato, Espaço Rural, Parque de Diversões e Food Park, entre outras atrações.

Clique para ampliar o mapa.

Melhorias no Parque

Quem for ao Festival de Balonismo deste ano vai encontrar melhorias na infraestrutura do Parque. A Secretaria Municipal de Obras concluiu recentemente a pavimentação de mais de 4,5 mil m2 da área do Parque e instalou postes para iluminação, oferecendo maior conforto para o público e atendendo a uma antiga reivindicação de moradores e visitantes. Além disso, a Secretaria de Obras também ampliou em 40 metros a Arena de Balões.

Balonismo Solidário

Como o acesso ao Parque é gratuito, a Prefeitura realizará mais uma vez a campanha Balonismo Solidário e estará arrecandando na entrada alimentos não-perecíveis a serem doados a famílias carentes do Município. O público paga apenas o ingresso para os shows.

Voos

Para ver os balões no céu, é importante ficar atento às seguintes datas e horários:

  • O voo de abertura dos 30 anos do Festival está programado para o dia 27 de abril, às 16h30
  • Os voos competitivos com provas de balonismo acontecem de sábado (28 de abril) à terça-feira (1º de maio) sempre às 7 h e às 16 h, sujeitos a alterações conforme as condições do tempo.

Night Glow – O espetáculo dos balões iluminados

O Night Glow deste ano promete um show de cores e luzes jamais visto na cidade, considerando o número recorde de balões em Torres

Não perca:

  • Domingo (29 de abril), às 20 h, no Parque de Balonismo
  • Segunda-feira (30 de abril), às 20 h, com carreata saindo do Parque de Balonismo e seguindo até a beira-mar na Praia Grande, onde acontece a apresentação dos balões.

Balões de Forma

O evento contará também com pela primeira vez com seis balões de forma, nos formatos de saxofone, urso, toro, palhaço, bola de futebol e coração, que vão fazer o público vibrar de alegria, colorindo o céu de Torres com um visual jamais visto.

Shows

  • Fernandinho – Sexta-feira, às 21h30
  • Lucas Lucco – Sábado, às 23h59
  • Raça Negra – Domingo, às 23 h
  • Nando Reis – Segunda-feira, às 23h59

Os portões serão abertos sempre às 21h, com exceção do show do Fernandinho onde os portões abrem às 20h30.

Postos de venda de ingressos para os shows:

  • Pela internet, no site www.minhaentrada.com.br
  • Araranguá – Marbon
  • Criciúma – Posto Chile
  • Sombrio – Matric
  • Torres – De Lucca
  • Torres – Moda Mar
  • Torres – Casa São Paulo
  • Torres – SPA Cabeleireiro (Vila São João)
  • Bilheteria do Parque de Balonismo todos os dias do evento, a partir das 15 h

Espaço Rural

Feira da agricultura familiar, aberta das 8h às 23h com exposição e vendas de produtos do município e das agroindústrias de outros municípios do estado. Praça de Alimentação com café rural e comida caseira a base de produtos do município.

Casa Terra

Exposição e venda de artesanato local das 8 h às 23 h

Tenda Esportiva

Além das atividades esportivas já mencionadas na programação, durante o Festival acontecerão diariamente na Tenda Esportiva as seguintes modalidades: Jogo Ambiental, Bublee Soccer, Hóquei de Grama, Futebol de Goleirinhas durante o dia todo.

Trânsito

Confira como vai ficar o trânsito durante o evento e rotas de acesso alternativas: https://www.google.com/maps/d/u/0/viewer?mid=132wsmawaAwMffZqdsuF9QzsqTFoqzPy-&ll=-29.327293315530646%2C-49.739617934081366&z=15

Estacionamento

Haverá opções de estacionamento pago no entorno do Parque

Meia Entrada para os Shows
Tem direito:

I – os ESTUDANTES matriculados em estabelecimentos públicos ou particulares que portarem a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), emitida pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), pelas entidades estaduais e municipais filiadas àquelas, pelos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) e pelos Centros e Diretórios Acadêmicos.

II – os JOVENS COM ATÉ 15 anos de idade que portarem documento oficial de identidade com foto

III – os IDOSOS COM 60 anos ou mais, que portarem documento oficial de identidade com foto

IV – as PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, mediante documento comprobatório da deficiência

V – os JOVENS DE 15 A 29 ANOS DE IDADE DE BAIXA RENDA, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e cuja renda familiar mensal seja de até 2 (dois) salários mínimos.

Os documentos deverão ser apresentados no ato da compra do ingresso e no momento do acesso do beneficiário à arena de shows do Festival

 

30º FESTIVAL INTERNACIONAL DE BALONISMO DE TORRES

De 27 de abril a 1º de maio de 2018

Parque Odilo Webber Rodrigues – Avenida Castelo Branco (entrada da cidade)

Entrada Gratuita no Parque / doação espontânea de 1 kg de alimento não-perecível

65 balões já confirmados, incluindo balões de formato especial

Voos competitivos às 7 h e às 16 h (sujeito a alterações conforme as condições do tempo)

Shows com Fernandinho, Lucas Lucco, Raça Negra e Nando Reis (ingressos no site www.minhaentrada.com.br)

Mais informações sobre o evento e programação completa no site: www.torres.rs.gov.br/balonismo

 

 
Clique neste ícone para abrir a legenda do mapa.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Transparência