Prefeitura providencia retomada de obras na Praça da Lagoa do Violão

A retomada das obras na Praça da Lagoa do Violão deve iniciar em breve. O processo licitatório para contratação da prestação de serviço já iniciou. O planejamento foi autorizado pelo Gigov- Gerência Executiva de Governo da Caixa Econômica Federal, de Porto Alegre, responsável pela apreciação do projeto que tem recursos captados junto ao Ministério do Esporte na ordem de R$ 292.500,00 (duzentos e noventa e dois mil e quinhentos reais). A contrapartida do Município é de R$ 35.052,63 (trinta e cinco mil e cinquenta e dois reais e sessenta e três centavos ).

Conforme comenta a responsável técnica pelo projeto, arquiteta e urbanista Karina Carnevalli, da Secretaria de Planejamento e Participação Cidadã, o projeto visa dar continuidade a implantação da infraestrutura necessária para que os cidadãos aproveitem o espaço para atividades de lazer, recreação, esportes, eventos e contemplação da Lagoa do Violão. Serão executados na praça uma quadra poliesportiva (basquete, futebol e vôlei) , ciclovia, playground, banco lúdico que forma um passeio orgânico na praça e iluminação com postes padrão da orla da Lagoa do Violão. O cronograma de execução é de 120 dias.

A arquiteta explica que a Praça Alberto Teixeira da Rosa anteriormente abrigava o Ginásio de Esportes Municipal, demolido por problemas de estrutura. Hoje, conta com um terreno plano, utilizado para Feira de Produtos Ecológicos, que acontece aos sábados de manhã. O projeto arquitetônico de implantação de infraestrutura esportiva inicialmente fora aprovado em 2014, o que gerou uma licitação que teve ordem de serviço em março de 2015 e, por inexecução da contratada a partir de junho de 2015, o contrato foi encerrado em fevereiro de 2016. O executado pela empresa anterior, corresponde a 20,84% do projeto, e recebeu o valor de R$68.252,18 (R$ 60.948,26 de repasse e R$ 7.303,92 de contrapartida).