Comitê Gestor da RedeSimples é criado em Torres

Com o propósito de agilizar o processo de abertura de empresas em Torres, foi instalado o Comitê Gestor Municipal da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (RedeSimples), do Sebrae-RS. O Comitê foi constituído após reunião na Casa da Terra, na última sexta-feira, 18 de maio, com a presença de representantes das Secretarias Municipais da Fazenda, da Indústria e Comércio, do Meio Ambiente e Urbanismo, Saúde, do Planejamento, além de representantes da Associação dos Contabilistas de Torres.

O objetivo do Comitê é gerir as ações necessárias para a simplificação, desburocratização e uniformização dos processos de registro de empresários e de pessoas jurídicas, no município. Além disso, também tem como finalidade tornar mais eficiente e eficaz os processos de registro de pessoas jurídicas, estabelecendo diretrizes e procedimentos para a simplificação e integração dos processos. Mais informações são obtidas na Sala do Empreendedor, situada no andar térreo da sede da Prefeitura Municipal.

O Comité é formado por dois representantes de cada secretaria municipal e dois representantes da Associação dos Contabilistas de Torres, os contadores Ledijani Carvalho e Márcio Amaro. A próxima reunião do Comitê Gestor Municipal está prevista para julho, com data a ser definida pelo grupo. O presidente é o secretário municipal de Planejamento e Participação Cidadã, Matheus Junges, comentando que atualmente o prazo para a abertura de empresas de baixa complexidade é de 20 dias com o objetivo de até o fim do ano atingir 15 dias. Para 2019, a meta é de oito dias.