Formação Docente e Fórum Acadêmico de Torres reúnem 350 profissionais da educação infantil da região

O grande público presente na 2ª etapa da Formação Docente e Fórum Acadêmico Municipal de Torres- FDFAM, realizada nessa última terça-feira, 12, atesta o sucesso do evento que reuniu 350 profissionais da educação infantil da região. Foi um dia de debates sobre o processo pedagógico. O evento, sediado na Universidade Ulbra, contou com a presença de Alejandra Cippitelli e Alejandra Dubovik, pesquisadoras da área e fundadoras do Jardín Fabulinus, na Argentina, que falaram sobre metodologias didáticas e práticas pedagógicas. Também presente Taís Romero, representante oficial do Jardín, no Brasil.

As pesquisadoras apresentaram experiências pedagógicas documentadas, realizadas na cidade de Tigre, casa do Jardín Fabulinus, para discorrer sobre abordagens didáticas mais dinâmicas e Pedagogias Inovadoras. As pesquisadoras incentivaram o que chamam de “pedagogia de investigação”, instigando os professores a usar a cidade como objeto de estudo. “Uma pedagogia da investigação não pode se afastar da realidade. Recorrer a cidade onde se vive torna-se uma prática educativa”, afirmou Dubovik. Segundo ela, quando a criança tem um diálogo emocional com a cidade a sua volta terá outra atitude com relação a mesma quando mais velha. “Temos que começar a conhecer a cidade com as crianças”, destacou.

Na oportunidade, Alejandra recomendou aos professores que nunca planifiquem suas abordagens didáticas, sempre criem projetos que tragam resultados novos e não esperados, defendendo um trabalho que incentive a visão criativa das crianças. Durante a tarde foi falado também sobre a participação da família e indicadores de qualidade no ensino, como a qualidade das experiências propostas e a comodidade dos professores no exercício da profissão. Após a palestra da tarde, foram promovidas aulas sobre literatura infantil nos espaços de ensino, experimentações musicais, corporeidade na infância, papel do brinquedo no desenvolvimento infantil, dentre outros.

O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação com a parceria da Ulbra Torres e comércio local. Para a secretária municipal de Educação, Sílvia Teixeira Pereira, a iniciativa foi muito importante para a qualificação dos docentes da região. A SME, com a intenção de realizar políticas públicas direcionadas, dentre elas, o acesso à formação docente municipal, abriu espaço para a presença dos municípios integrantes da AMLINORTE, bem como, das escolas estaduais e particulares do município e Passo de Torres-SC. Conforme programação, esta etapa do FDFAM ocorreu no turno da manhã para docentes municipais da cidade e convidados e, à tarde, exclusivamente para os educadores da Torres.