Aberta a Semana do Meio Ambiente em Torres, com o tema “Entender e Conservar”

Foi realizada nesta terça-feira, 26 de junho, a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente de Torres, contando com a participação do prefeito Carlos Souza, secretários e entidades envolvidas no projeto. A ocasião foi promovida  pela manhã, no calçadão da Praia Grande, ao lado do quiosque Chapéu de Palha. Na oportunidade, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo apresentou as placas educativas que serão fixadas na orla e na Lagoa do Violão nos próximos dias. Segundo o secretário de Meio Ambiente,  Júlio Agápio, a ideia das placas é trabalhar e desenvolver a sensibilização ambiental.

A Semana do Meio Ambiente tem como objetivo a participação da comunidade para a preservação dos ambientes naturais, promovendo assim a conscientização e conservação ambiental. O evento conta com a participarão das entidades Onda Verde, Parque Estadual de Itapeva, Refúgio de Vida Silvestre Ilha dos Lobos, Grupo de estudo dos mamíferos aquáticos do Rio Grande do Sul e Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. Estas parceiras da ação estão realizando atividades com o tema “Entender e Conservar”.  As iniciativas acontecem na Praça XV, no Parque da Itapeva, na Praia Grande e em algumas escolas do município.

Ao longo da semana estão sendo realizados recolhimentos de lixo eletrônico e óleo de cozinha. Na Praça XV acontece a distribuição de mudas de árvores nativas para a comunidade. No local, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo realiza a troca de mudas de árvores e ecobags (sacolas ecológicas) por alimentos ou agasalhos. Os itens coletados serão destinados a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. O Dia Mundial do Meio Ambiente deveria ser comemorado em 5 de junho, mas teve o evento adiado em consequência da greve dos caminhoneiros.