Prefeitura conquista grande economia na gestão do lixo

Começou a operar em Torres nesta quarta-feira, 1º de agosto, a nova empresa contratada pela Prefeitura para realizar os serviços de gestão de resíduos em toda a cidade. Na licitação realizada recentemente, a Administração Municipal conquistou um resultado muito positivo que traz economia de mais de R$ 1,2 milhão para os cofres municipais e o consequente retorno em melhorias para os contribuintes.

Através de um esforço conjunto de diversos setores da Prefeitura, a Administração Municipal conseguiu, com um processo de licitação bem-sucedido, atingir esta marca histórica. A economia representa a redução de aproximadamente R$ 1.291.000,00 no valor que a Prefeitura de Torres deverá pagar em 2019 para os serviços de gestão do lixo, em relação aos valores pagos nos anos anteriores. Isto foi possível porque a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo realizou levantamentos ao longo de todo o ano de 2017 e temporada de 2018 que permitiram a elaboração de uma planilha de custos detalhada com dados que transmitem a real necessidade de Torres, orçando todos os itens necessários para a boa prestação do serviço.

“A elaboração do termo de referência para os serviços levou em conta as necessidades do Município, tanto para baixa quanto para alta temporada. Com o apoio da Secretaria de Administração para revisão das planilhas, empenho da Procuradoria Geral para os pareceres bem elaborados e embasados para garantir nossas exigências e o perfil arrojado da Secretaria da Fazenda que realizou a licitação em formato de pregão presencial, foi possível alcançarmos esta economia impressionante num dos serviços mais caros da municipalidade”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Júlio Agápio. “Qualificamos o serviço, exigindo na licitação, por exemplo, veículo zero quilômetro, telefone 0800 para a população fazer reclamações ou sugestões, rotas extras no Natal, Ano Novo e Carnaval, e ainda fomento de campanha de educação ambiental sobre o tema resíduos. Ou seja, melhoramos o serviço, e vamos pagar consideravelmente menos”, reforça o secretário.

Para o prefeito Carlos Souza, este é mais um excelente resultado que demonstra o compromisso da Administração Municipal com a gestão eficiente dos recursos públicos. “Com economia e controle das contas do Município, conseguimos continuar realizando investimentos, cuidando da cidade e oferecendo novas melhorias para a população!”, ressalta o prefeito. “Qualquer município do Brasil gasta boa parte de seu orçamento livre com a gestão do lixo. E sempre que há renovação de contrato, os valores aumentam consideravelmente. Torres, além de exigir uma melhora significativa no serviço, conseguiu uma grande economia. É um ganho para todos!”, afirma Carlos Souza.

Diante do resultado, o prefeito solicitou à Secretaria da Fazenda a avaliação quanto à possibilidade de oferecer desconto na taxa do lixo para famílias de baixa renda a partir de 2019.