Estudantes do Município vão ler autores presentes na 18ª Feira do |Livro de Torres

Nos próximos dias, estudantes torrenses vão trabalhar na sala de aula com livros de autores que estarão presentes na 18º Feira do Livro. O propósito é o de difundir a leitura desde os que frequentam as Escolas Municipais de Educação Infantil, a partir dos três anos, até os que frequentam o nono ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental. Além da leitura dos livros, os estudantes terão contato com os escritores durante a Feira que ocorrerá entre os dias 9 e 14 de outubro, no Parque do Balonismo. São cinco os autores que serão estudados:

CHRISTOPHER KASTENSMIDT, autor do livro “A bandeira do elefante e da arara”. Nascido em 1972 é um escritor norte-americano, mais conhecido pela sua série de noveletas de “A bandeira do elefante e da arara”, com suas obras de ficção publicadas em doze países. Kastensmidt também possui uma longa carreira de desenvolvedor de games, com milhões de exemplares vendidos pelo mundo. Sua noveleta “Duplo Fantasia Heróica – O Encontro Fortuito de Gerard van Oost e Oludara” foi finalista do Prêmio Nebula e vencedor do prêmio Realms of Fantasy, em 2011.

DILAN CAMARGO, autor do “Rimas pra cima” e Diário sem data de uma gata”. Dilan Camargo nasceu em Itaqui, a 31 de dezembro de 1948. Viveu em Uruguaiana até seus 18 anos, quando transferiu-se para Santa Maria onde cursou a faculdade de Direito. Mais tarde pós-graduou-se no Rio de Janeiro. A partir de 1975 veio morar em Porto Alegre. É mestre em ciências políticas pela UFRGS e professor no curso de graduação e pós-graduação em Direito Político na Unisinos. Com mais de 40 músicas gravadas e inúmeras premiações, é letrista e participante ativo de diversos festivais de música nativista e popular no RGS e outros estados.

JACIRA FAGUNDES, autora de “O Quadro na Parede”. Em 1990, a porto-alegrense, ao cursar a Oficina de Criação Literária da PUC acalentou o sonho de se fazer uma artesã da palavra. Antes, escrevera algumas poesias e contos sem uma vontade definida. Passou a frequentar novas oficinas de literatura e grupos de leitura, entregou-se compulsivamente à criação de textos e participou de antologias. A trajetória literária, encarada como ofício, teve começo em 2002, com a premiação do conto “Noite fria de vigília”, quando do lançamento do Prêmio Revelação Literária Nova Prova – 20 anos.

LÉIA CASSOL, autora de “A menina do cabelo roxo e o chá das maravilhas”, “A menina do cabelo roxo e a flor amarela”, “A menina do cabelo roxo e o Princepezinho”, “Amenina do cabelo roxo e o meu chapéu”, “A vida do meu jeito não importa como”, “Era uma vez …uma fruta amarela”, “Dodô, o monstro da língua azul”, “Festa na Floresta”, “Ana, o cachorro e a boneca”, “ Viajando pelo Brasil”, “O aniversário da bruxa Kik”, “Cadê o Dudu”, “Uma história apaixonada” e “A casa que o lobo fez”. Nasceu no Paraná, em 1974. Aos 16 anos, foi morar em Porto Alegre, onde começou a trabalhar em editoras. É contadora de histórias e escritora de literatura Infantojuvenil. Léia viaja por todos os cantos do RS, e, nas atividades que realiza nas escolas e em Feiras de Livro, repassa seu conhecimento aos alunos, professores e comunidade.

MARCELO SPALDING, autor de “Liga da literatura” e “Vencer por linhas tortas”. É professor, escritor, editor e jornalista. Formado em Jornalismo e Letras, é também mestre e doutor em Letras pela UFRGS. Atualmente cursa pós-doutorado em Escrita Criativa na PUCRS. Como professor, dirige a Metamorfose Cursos, que mantém a Oficina de Criação Literária Online e o Curso Livre de Formação de Escritores. Foi professor na UniRitter. Como editor, dirige a Editora Metamorfose e já editou mais de 80 livros. Como escritor, é autor de vários livros. É o idealizador do movimento Literatura Digital, tendo publicado dois projetos inéditos de literatura digital, ‘Minicontos Coloridos’ e o hiperconto ‘Um Estudo em Vermelho’.