Prefeitura abrirá concorrência para concessão de espaço gastronômico em duas Praças

Em breve, a Prefeitura de Torres deverá lançar concorrência pública para construção de estabelecimento comercial, estilo café, restaurante ou bar em duas praças da cidade: a Praça Alberto Teixeira da Rosa, na Lagoa do Violão, e a Praça Pinheiro Machado, na Praia Grande. Os espaços nas Praças já estão desafetados, aprovados pela Câmara Municipal. O anúncio é do prefeito Carlos Souza, nesta última segunda-feira, 10 de setembro, durante reunião dos secretários, informando que o edital encaminhará concessão para o investidor privado, devendo contemplar também, em sua estrutura, banheiros para uso público com manutenção e limpeza de responsabilidade dos proprietários do estabelecimento.

O edital trará os detalhes desta concessão. A iniciativa contempla melhorias na infraestrutura de dois pontos turísticos do município e a diminuição de banheiros químicos por fixo. O projeto arquitetônico é padrão para as duas Praças e foi elaborado pelos arquitetos e urbanistas Andrea Brutschin Severo e Rafael Fonseca da Silva, servidores da Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Cidadã. No Largo da Lagoa, o terreno destinado para a construção explora a potencialidade visual da lagoa, ficando mais próximo ao lado norte da praça “. Já na praça Pinheiro Machado, na Praia Grande, o estabelecimento será construído na área situada entre o espaço da Bocha e do espelho d’água.

Os empreendimentos ficarão totalmente a cargo dos empresários que decidirem assumi-los e tiverem a melhor proposta.  O projeto elaborado na secretaria ilustra uma cafeteria como exemplo de comércio. Prevê três banheiros, masculino, feminino e sanitário família (fraldário e com acessibilidade a portadores necessidades especiais) apresentando uma área útil de 22,16m². A parte interna coberta da cafeteria corresponde a uma área útil de 45,11m², e a parte externa do ambiente de mesas com pergolado corresponde a área útil de 65,83m². O projeto totaliza uma área útil total de 133,1m². O projeto ainda prevê uma calçada modelo de pavimentação com blocos de concreto intertravados com 1,2m de largura.