MENU

Presença de Cavalarianos na Praça XV marca início dos Festejos Farroupilha em Torres

Nesta quinta-feira, 13 de setembro, a Praça XV ficou lotada de cavalarianos. Oriundos do CTG Porteira Gaúcha, da Vila São João, o grupo veio buscar a Chama Crioula que se encontrava no coreto da Praça. A chama foi entregue ao CTG pela homenageada dos Festejos Farroupilha deste ano, a professora Almonita Gedeon Porto. No ato, o prefeito Calos Souza destacou a importância de se manter viva a cultura gaúcha e de se divulgar esta tradição. Na cerimônia, um minuto de silêncio em homenagem ao tradicionalista Paixão Cortes, recentemente falecido.

A busca da Chama Crioula pelos cavalarianos abriu a programação dos Festejos que Farroupilha reuniu autoridades municipais, tradicionalistas e comunidade. Participaram do evento, também o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Alexandre Porcatt: o presidente do CTG Porteira Gaúcha, Lendro Dias Lopes, o tradicionalista Ajos Dutra, os vereadores Carlos Jacques, Dê Goulart e Zete Silveira, além de secretários municipais e simpatizantes do tradicionalismo.

Após a execução do hino do Rio Grande do Sul, guiados pela Brigada Militar e Guarda Municipal, os cavalarianos seguiram em direção à Vila São João, para dar sequência a programação dos Festejos que ocorrerá no CTG da Vila e na Praça XV com grande show da Shana Müller, no sábado, 22, às 19h. Na Praça, á partir das 17h também vão ocorrer apresentações artísticas com grupos de Danças dos CTGs Porteira Gaúcha e Querência das Torres e Sarau de Declamações. No CTG serão realizadas Provas Campeiras, Artísticas, Esportivas, Culturais e Cavalgada, Celebração Crioula, CTGs convidados, comidas campeiras, bailantas e muito mais. Todas as noites têm jantar dançante ou jantar campeiro, bailantas e muitos , torneios.

No feriado do dia 20, quinta-feira, ocorre o desfile alusivo ao Dia do Gaúcho. A festa do tradicionalismo gaúcho é uma realização do CTG Porteira Gaúcha, da Prefeitura de Torres, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Sistema Fecomércio/RS/Sesc/Senac. A abertura oficial do evento será nesta quinta-feira, às 21h, com a presença do prefeito Carlos Souza, de autoridades e da homenageada desta edição, a professora da rede municipal Almonita Gedeon Porto, também presidente do Conselho Municipal de Educação.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on pinterest
Share on email
Share on print