Presença de Cavalarianos na Praça XV marca início dos Festejos Farroupilha em Torres

Nesta quinta-feira, 13 de setembro, a Praça XV ficou lotada de cavalarianos. Oriundos do CTG Porteira Gaúcha, da Vila São João, o grupo veio buscar a Chama Crioula que se encontrava no coreto da Praça. A chama foi entregue ao CTG pela homenageada dos Festejos Farroupilha deste ano, a professora Almonita Gedeon Porto. No ato, o prefeito Calos Souza destacou a importância de se manter viva a cultura gaúcha e de se divulgar esta tradição. Na cerimônia, um minuto de silêncio em homenagem ao tradicionalista Paixão Cortes, recentemente falecido.

A busca da Chama Crioula pelos cavalarianos abriu a programação dos Festejos que Farroupilha reuniu autoridades municipais, tradicionalistas e comunidade. Participaram do evento, também o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Alexandre Porcatt: o presidente do CTG Porteira Gaúcha, Lendro Dias Lopes, o tradicionalista Ajos Dutra, os vereadores Carlos Jacques, Dê Goulart e Zete Silveira, além de secretários municipais e simpatizantes do tradicionalismo.

Após a execução do hino do Rio Grande do Sul, guiados pela Brigada Militar e Guarda Municipal, os cavalarianos seguiram em direção à Vila São João, para dar sequência a programação dos Festejos que ocorrerá no CTG da Vila e na Praça XV com grande show da Shana Müller, no sábado, 22, às 19h. Na Praça, á partir das 17h também vão ocorrer apresentações artísticas com grupos de Danças dos CTGs Porteira Gaúcha e Querência das Torres e Sarau de Declamações. No CTG serão realizadas Provas Campeiras, Artísticas, Esportivas, Culturais e Cavalgada, Celebração Crioula, CTGs convidados, comidas campeiras, bailantas e muito mais. Todas as noites têm jantar dançante ou jantar campeiro, bailantas e muitos , torneios.

No feriado do dia 20, quinta-feira, ocorre o desfile alusivo ao Dia do Gaúcho. A festa do tradicionalismo gaúcho é uma realização do CTG Porteira Gaúcha, da Prefeitura de Torres, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Sistema Fecomércio/RS/Sesc/Senac. A abertura oficial do evento será nesta quinta-feira, às 21h, com a presença do prefeito Carlos Souza, de autoridades e da homenageada desta edição, a professora da rede municipal Almonita Gedeon Porto, também presidente do Conselho Municipal de Educação.