Prefeitura inaugura melhorias no SAE

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 12 de setembro, a inauguração das melhorias realizadas pela Prefeitura de Torres nas instalações do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria Municipal da Saúde. O SAE oferece atendimento dedicado a pacientes portadores de doenças como HIV, Tuberculose e Hepatites. A reforma teve como objetivo separar a recepção dos usuários de acordo com o tipo de tratamento que necessitam, para oferecer melhor atendimento aos pacientes e diminuir os riscos de contaminações aos imunodeprimidos.

Na cerimônia, o prefeito Carlos Souza parabenizou o bom trabalho da Secretaria da Saúde, comandada pela secretária Suzana Machado, agradeceu à parceria do Conselho Municipal de Saúde e destacou as conquistas da atual administração para a melhoria da Saúde no Município. “Estamos cuidando das pessoas”, destacou o prefeito, que também falou sobre resultados como a aquisição de dois ônibus próprios do Município para o transporte de pacientes, aquisição de novas ambulâncias (em andamento) e compra de mais de 20 mil exames laboratoriais, além de 900 exames de imagem que beneficiarão cerca de 3500 pessoas. A respeito das atividades do SAE, o prefeito ressaltou o trabalho de prevenção realizado pela equipe e apresentou resultados como a realização de palestras educativas nas escolas, realização de testes rápidos em horário estendido, distribuição de preservativos e aquisição de equipamentos para melhorar o atendimento aos pacientes.

A cerimônia contou com a presença de servidores da Prefeitura, secretários municipais, representante do Conselho Municipal de Saúde e dos vereadores Carlos Jacques e Zete Silveira. As servidoras da equipe do SAE destacaram que esperavam por esta reforma há mais de quatro anos.

A reforma incluiu a instalação de cobertura em estrutura metálica, letreiro de identificação, rampa de acessibilidade para portadores de necessidade especial, grades, construção de uma nova recepção, copa, depósito e pintura interna em todas as paredes e teto, com investimento de R$ 28 mil, oriundo do Governo Estadual.

Atualmente, o SAE realiza uma média de 1580 atendimentos por mês, em serviços como consultas, exames e distribuição de medicamentos. A maior parte do atendimento é encaminhada pelas unidades de Saúde. O Serviço oferece ainda os Testes Rápidos que ocorrem todas às segundas e quartas-feiras das 8 às 11h e das 13h às 16h. Não precisa de jejum e é obrigatório apresentar o Cartão do SUS e Identidade. Nas últimas quartas-feiras do mês é programada uma grande ação de testagem rápida, das 8h às 22h.